Ceará aciona CBF contra Palmeiras por venda de Arthur Cabral

Diretoria alvinegra entende que tinha direito a metade do que o Palmeiras arrecadasse com os 30% de mais-valia que tinha sobre venda futura do atacante

17:02 | Jun. 29, 2022

Por: O Povo
Atacante Arthur Cabral foi vendido para a Fiorentina em 2021 (foto: Divulgação/Fiorentina)

O Ceará acionou a CBF, por meio da Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD), para cobrar do Palmeiras um valor aproximado de 2 milhões de euros, referentes à venda do atacante Arthur do Basel-SUI para a Fiorentina-ITA, em 2021. A informação foi dada inicialmente pelo portal Goal e confirmada pelo Esportes O POVO.

A quantia é metade do que o clube paulista teria recebido ao vender os 30% de mais-valia que tinha do atleta para o Basel, antes mesmo da ida do centroavante para o clube italiano. A diretoria alvinegra alega que tem direito a metade do que o Porco recebeu.

Segundo o Ceará, na venda de Arthur para o clube da basileia, em 2020, havia uma cláusula que garantia o repasse ao Palmeiras da diferença de valores entre o que a agremiação suíça pagou (4,4 milhões de euros) e o que receberia na nova transação. Neste cenário, o Vovô tem entendimento jurídico sobre um acerto com o Alviverde que asseguraria divisão igualitária sobre qualquer quantia que a equipe palestrina tivesse direito.

O Palmeiras, no entanto, afirma ter vendido 100% dos direitos do atacante revelado no Ceará ao Basel, por isso não teria lucrado nenhum valor com a ida dele para a Fiorentina. O clube cearense afirma desconhecer a venda do Palmeiras ao Basel da porcentagem a qual tinha direito sobre uma futura venda de Arthur.

Caso a situação não se resolva via CNRD, os dirigentes do Vovô pretendem acionar a Fifa para receber o valor que julga ter direito.

Com informações de Lucas Mota