Mais finalizações e posse de bola: os números do Ceará na estreia de Marquinhos Santos

Com domínio nas ações ofensivas, principalmente no primeiro tempo do confronto, o time cearense ocupou o campo do adversário

12:43 | Jun. 17, 2022

Por: Juliete Costa
Marquinhos Santos. Belo Horizonte, 02/02/2022 - Campeonato Mineiro 2022 - Cruzeiro x América - , durante partida entre Cruzeiro x América válida pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro 2022, realizada no Estádio Magalhães Pinto - Mineirão nesta quarta-feira (02). Foto: Mourão Panda / América (foto: Mourão Panda / América)

O treinador Marquinhos Santos estreou no Ceará na última quarta-feira, 15, e deixou uma impressão positiva. A postura da equipe contra o atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético-MG, mostrou que o Alvinegro pode continuar em evolução com o novo técnico. O time do Porangabuçu conseguiu impor posse de bola e pressionar no campo de ataque no empate sem gols no Castelão.

O Vovô iniciou o confronto como protagonista, manteve a posse de bola ao seu favor e sofreu poucos perigos na defesa. Com uma marcação alta, o Alvinegro cumpriu a estratégia de Marquinhos Santos em pressionar a saída de jogo do Galo. Assim, a equipe conseguiu anular a construção ofensiva do time mineiro.

Com isso, o Ceará apresentou 52% de posse de bola, de acordo com o site de estatísticas SofaScore. Os atletas comandados por Marquinhos Santos também tiveram mais chutes em direção ao gol que o Atlético Mineiro, foram três contra dois. No entanto, o escrete preto-e-branco não conseguiu ser eficiente para transformar a superioridade em chances reais de abrir o marcador.

Com domínio nas ações ofensivas, principalmente no primeiro tempo do confronto, o time cearense ocupou o campo do adversário e investiu nas trocas de passes. No total, a equipe somou 476, sendo 379 certos e chegando a 82% de eficiência no quesito.

Na etapa complementar, o duelo ficou mais aberto, com mais espaços a serem explorados. O Alvinegro do Porangabuçu, entretanto, não conseguiu explorar os espaços e continuou apresentando dificuldades para criar situações de perigo ao gol de Éverson.

No fim, para o Ceará, a estreia de Marquinhos Santos teve uma boa organização tática da equipe. O time comandado pelo novo treinador soube se impor e anular o Atlético-MG e mostrou que pode evoluir ao longo da temporada. O Ceará volta a campo neste sábado, 18, diante do Cuiabá, na Arena Pantanal, às 19 horas, pela 13ª rodada do Brasileirão.

Veja números do Ceará na estreia de Marquinhos Santos:

52% de posse de bola
16 finalizações
3 chutes em direção ao gol
476 passes realizados (sendo 379 certos)