Com arbitragem confusa, Ceará fica no empate com Santos pela Série A

Em um jogo marcado por intervenções do VAR, com gol anulado do Peixe e expulsão de Richard, do Ceará, Vovô perde uma posição na rodada e cai para a vice-lanterna do campeonato

20:27 | Mai. 21, 2022

Por: Gabriel Borges
Atacante Zé Roberto no jogo Santos x Ceará, na Arena Barueri, pela Série A (foto: Felipe Santos/CearaSC)

O Ceará foi à Arena Barueri e ficou no 0 a 0 diante da equipe do Santos, na noite deste sábado, 21. Pela 7ª rodada da Série A do Brasileirão, o Vovô chegou ao seu segundo empate no campeonato.

Com o resultado, o Ceará passa a ocupar a 19ª colocação na tabela, com apenas cinco pontos em seis jogos. O Vovô perdeu um posição na rodada, já que o Atlético-GO bateu o Coritiba por 2 a 0 e chegou aos seis pontos.

O Alvinegro de Porangabuçu possui um jogo a menos, por não ter jogado o Clássico-Rei da terceira rodada, que foi adiado por conta da final do Estadual. O embate será disputado no dia 1º de junho.

O Vovô volta a campo na próxima quarta-feira, 25, às 21h30min, em Avellaneda, diante do Independiente, pela Copa Sul-Americana. A partida pode garantir o Ceará nas oitavas de final da competição continental. O Vovô poderá perder por até um gol de diferença, que, mesmo assim, conseguirá assegurar a primeira colocação do grupo G.

O próximo compromisso do Santos também é pela Copa Sul-Americana. O Peixe recebe o Banfield-ARG, na Vila Belmiro, às 19h15min, na próxima terça-feira,24. Com 10 pontos, o Alvinegro Praiano lidera o grupo C da competição.

O Jogo

Em uma Arena Barueri lotada, os dois times entraram dispostos a buscar os três pontos no duelo de alvinegros. Os primeiros minutos da partida foram de maior posse de bola da equipe santista, mas foi o Ceará que teve a primeira chance clara de gol.

Aos sete minutos, em rápido contra-ataque, Mendoza recebeu no campo de defesa e partiu em direção ao gol. O colombiano ganhou na velocidade do zagueiro Maicon e chutou forte de perna esquerda, mas João Paulo foi ágil e salvou o Santos com o pé esquerdo.

A reação da equipe paulista veio aos 12 minutos. Marcos Leonardo recebeu livre de marcação, entrou dentro da área e chutou na rede pelo lado de fora, levando perigo à meta de João Ricardo.

No minuto seguinte, o Ceará, mais uma vez, obrigou o goleiro João Paulo a trabalhar. Após boa jogada de Erick, Richard recebeu na entrada da área e chutou cruzado, com a ponta dos dedos o goleiro santista impediu o gol do Vovô.

Em um primeiro tempo franco, o Ceará voltou ao vestiário com oito finalizações nos primeiros 45 minutos, contra nove do Santos.

As duas equipes mantiveram a intensidade da partida durante o início da segunda etapa. Logo aos quatro minutos, Léo Baptistão chutou da entrada da área e a bola passou perto do ângulo do goleiro João Ricardo.

Aos sete minutos, Angulo jogou para fora a melhor chance santista no jogo. O equatoriano recebeu sozinho, próximo à pequena área, mesmo com o goleiro do Ceará já batido no lance, o atacante santista chutou para fora.

O Santos seguia buscando o seu primeiro gol no jogo e até balançou as redes aos 11 minutos, com Léo Baptistão, mas viu o lance ser anulado após intervenção do VAR, que viu falta no início da jogada em Zé Roberto.

Aos 19 minutos, mais uma vez, o VAR mudou os rumos da partida. O árbitro Sávio Pereira Sampaio expulsou o volante Richard, após enxergar uma agressão do jogador do Ceará contra Jhojan Julio. Após as intervenções externas, o jogo perdeu em intensidade e terminou com placar zerado.