Ceará enfrenta o Tombense visando classificação às oitavas de final da Copa do Brasil

As equipes se enfrentam na noite desta quarta-feira, 11, na Arena Castelão. Por ter vencido o primeiro duelo por 2 a 0, o Vovô pode perder por até um gol de diferença para assegurar a classificação

18:47 | Mai. 10, 2022

Por: Pedro Mairton
Lances do jogo Tombense 0 x 2 Ceará pelo jogo de ida da 3 fase da Copa do Brasil. (Foto: Israel Simonton/CSC) (foto: Israel Simonton/CearáSC)

O Ceará recebe o Tombense-MG às 19 horas desta quarta-feira, 11, na Arena Castelão, em duelo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, na casa do adversário, em 20 de abril, o Vovô pode até perder por um gol de diferença para conquistar a vaga nas oitavas de final e embolsar premiação milionária.

Para o confronto, o Alvinegro não conta outra vez com a dupla de zaga titular, Messias e Luiz Otávio. Embora tenha iniciado os treinos com bola, o segundo deve ser poupado para estar disponível para os próximos jogos, contra Flamengo-RJ, pela Série A, e General Caballero-PAR, pela Sul-Americana. Em tratamento de lesão muscular, o primeiro já seria desfalque diante dos mineiros por ter sido expulso no confronto de ida, em Muriaé/MG.

Além deles, estão fora de combate os volantes Richardson e Fernando Sobral e o meia Léo Rafael, assim como os atacantes Jael e Matheus Peixoto. Este último, por sinal, segue em recuperação para estrear pelo Alvinegro — também fez trabalho com bola na última segunda-feira, 9.

Com oito desfalques e uma média de um jogo a cada três dias, a tendência é de que Dorival Júnior mescle a formação com alguns jogadores reservas, uma vez que o time tem sofrido com o desgaste físico — tanto pelo calendário cheio quanto pelas viagens — e pode ter o privilégio de preservar alguns atletas devido à boa vantagem construída no jogo de ida. Desta forma, o treinador pode promover as entradas de Erick e Cléber no setor de ataque, além de optar por Nino Paraíba e Victor Luís nas laterais.

Se não vencer o Ceará, o Tombense chegará à marca de 10 jogos consecutivos sem vitória. O time mineiro acumula três derrotas e seis empates nas últimas nove partidas — incluindo o jogo de ida contra os cearenses — e não vence desde o duelo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro, quando bateu o América-MG por 3 a 1, no dia 23 de março.

O classificado para as oitavas de final garantirá a cota de premiação de R$ 3 milhões. Por figurar entre os melhores colocados no Ranking da CBF e disputar a competição desde a primeira fase, o Ceará já embolsou o valor de R$ 4,67 milhões em cotas.

Ceará x Tombense-MG

Ceará
4-3-3: João Ricardo; Nino Paraíba (M. Macedo), Lacerda, Lucas Ribeiro e Victor Luís (B. Pacheco); Lindoso, Kelvyn e Geovane; Erick (Mendoza), Lima e Cléber (Vina). Téc: Dorival Júnior

Tombense-MG
4-2-3-1: Felipe Garcia; David, Ednei, Roger Carvalho e Manoel; Joseph e Gustavo Cazonatti; Jean Lucas, Igor Henrique e Gabriel Henrique; Vinícius Mingotti. Téc: Hemerson Maria

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 11/05/2022
Horário: 19 horas (horário de Fortaleza)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior/PR
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos/PR e Rafael Trombeta/PR
Transmissão: SporTV, Premiere, Rádio O POVO CBN e YouTube O POVO