Volante Richard explica sequência positiva do Ceará por adaptação à Dorival: "Comprar a ideia dele"
Jogador disse que o grupo tem assimilado bem os conceitos do novo comandante, mas alertou que para cada jogo existe uma estratégia diferente e que o tempo entre as partidas tem sido um desafio para absorção de tudo que é passadoMudança no esquema tático, abrir mão de um centroavante de ofício no início das partidas e atuar com três volantes. Essas foram as principais mudanças que Dorival Júnior executou no Ceará desde que assumiu o comando técnico do clube. E o segredo para os efeitos terem sido tão imediatos, segundo o volante Richard, foi o fato dos jogadores comprarem as ideias do novo treinador.
"Acho que o mais importante de tudo é todo o elenco comprar a ideia dele, daquilo que ele vem passando, como estratégia, taticamente. Como resultado, tem dado certo. A gente precisa melhorar alguns detalhes e manter os pés no chão, porque são jogos difíceis. (Precisamos) procurar ficar mais com a bola, acertar mais o último passe para ter tranquilidade dentro dos jogos. Todos tem se adaptado a ele e ele tem se adaptado a nós", afirmou o jogador, em coletiva concedida nesta sexta-feira, 15.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com a sequência positiva que o Ceará construiu recentemente, o time tem ganhado visibilidade e os adversários tendem a olhar com mais atenção para o Vovô, com a intenção de não ser mais uma vítima do Alvinegro. Neste ponto, Richard afirmou que, além de se adaptar ao estilo de jogo de Dorival, é necessário absorver rapidamente a estratégia montada pelo técnico para cada duelo em específico.
"Pela sequência de vitórias que a gente vem tendo, algumas importantíssimas, como Palmeiras fora de casa, e na Sul-Americana, os adversários começam a olhar com olhos diferentes para a maneira como a gente vem jogando e por isso falei sobre comprar a ideia do Dorival. Cada jogo é uma estratégia, uma maneira de se jogar. Vamos ver o que ele tem para passar nesse jogo (contra o Botafogo), para nos adaptarmos o mais rápido possível e domingo conseguir executar", comentou o volante.
E tempo não é algo que o elenco do Ceará dispõe para assimilar tudo que a comissão técnica quer passar. As três vitórias do Vovô com Dorival ocorreram no exato espaço de uma semana. E nesses sete dias, teve viagem para São Paulo e para a Venezuela. Dessa forma, o treinador tem usado os recursos que pode para preparar o time.
"O nosso treino (para enfrentar o Botafogo) vai ser (assistir) os vídeos que ele vem passando, porque praticamente, a gente que vem jogando, não tem tanto tempo pra treinar. Ele mesmo falou que nossos treinos vão ser os vídeos, a concentração e a renúncia”, disse.
Para o duelo contra o Botafogo, Richard espera uma partida difícil, mas acredita que o apoio da torcida pode fazer a diferença. O volante lamentou a ausência de Vina, que foi expulso contra o Palmeiras e cumprirá suspensão. “Vai fazer muita falta, jogador importantíssimo [...] mas tenho certeza que o grupo é qualificado. Tem Zé (Roberto), tem Clebão, tem Matheus (Peixoto), que está voltando. Então quem entrar na posição, tenho certeza que vai dar conta do recado, para manter nossa identidade", acredita.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente