Por que o Ceará contratou Tiago Nunes para substituir Guto Ferreira
As características principais buscadas pela diretoria alvinegra no mercado foram: conteúdo, perfil vencedor, gestão de grupo e capacidade de potencializar jogadores
16:51 | Ago. 31, 2021
O Ceará agiu rápido nos bastidores para contratar Tiago Nunes e selar o substituto de Guto Ferreira no comando da equipe na sequência da temporada. As prioridades da diretoria alvinegra no momento de analisar as características na busca do novo treinador foram: conteúdo, perfil vencedor com conquistas relevantes, gestão de grupo e capacidade de potencializar jogadores.
Os dirigentes viram em Tiago Nunes o treinador ideal para o perfil desejado para substituir Guto Ferreira. Com o novo comandante, a diretoria espera que a equipe evolua taticamente e passe a atuar de forma mais agressiva e ofensiva na Série A.
+ "Muito motivado", diz Tiago Nunes sobre novo desafio no Ceará
A expectativa é que Tiago mantenha os pontos positivos do modelo implementado por Gordiola e consiga introduzir inovações e ajustes necessários para o time alvinegro decolar no segundo turno do Brasileirão. Em meio à evolução da equipe, a diretoria acredita que o treinador recuperará jogadores importantes do elenco, como Vina e Mendoza, e dará espaço para jovens atletas.
Até mesmo jogadores em baixa do plantel atual podem ganhar mais minutos em campo. Em conversa de Tiago com o presidente do clube, Robinson de Castro, o treinador elogiou bastante o elenco e citou a capacidade do grupo para implementar variações táticas.
Os títulos conquistados pelo treinador pesaram para a procura do Vovô. O mais recente foi o Campeonato Gaúcho, com Grêmio, mas faturou também outros estaduais, como o Paranaense, a Copa Sul-Americana de 2018, a Copa do Brasil de 2019 e a Levain Cup/Conmebol Sul-Americana, também em 2019.
O principal desafio do novo comandante é quanto ao desempenho. Com Guto, o Ceará estagnou e colecionou atuações medianas, que não convenciam nem nas vitórias. A performance em campo pesou na demissão de Gordiola, que deixou o clube dentro do G8 do Brasileirão.
Nunes era o primeiro nome da lista de quatro técnicos com a qual o Ceará trabalhava. O acerto foi rápido. O contrato do treinador com o Alvinegro é até o fim de 2022.