Ceará encerra preparação e mira vitória contra a Chapecoense; veja desfalques e escalações
Com Alvinegro sob pressão após eliminação na Copa do Brasil, Guto Ferreira, Vina e companhia precisam dar resposta positiva diante da ChapeApós a dura eliminação na Copa do Brasil para o Fortaleza, o Ceará tem a chance de se recuperar do resultado negativo contra a Chapecoense, neste domingo, 13, às 20h30min, na Arena Condá-SC, e diminuir a pressão no Porangubuçu. Pressionado pelos tropeços nos momentos decisivos da temporada até aqui, o técnico Guto Ferreira mira somente na vitória e na retomada do bom desempenho para respirar no cargo.
Há mais de um ano no Vovô, se tornando o treinador com o segundo trabalho mais longevo do futebol brasileiro, Gordiola vive o seu pior momento no clube. Nos últimos 30 dias, a equipe do Porangabuçu despencou em relação ao desempenho, passou a atuar de forma previsível e somou frustrações: as eliminações na Copa do Brasil e Sul-Americana e as perdas dos títulos na Copa do Nordeste e Campeonato Cearense.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Desde a derrota na final do Nordestão para o Bahia, o time caiu de produção. Guto tem sido alvo de críticas da torcida por ficar preso ao mesmo esquema e não encontrar soluções para a retomada do rendimento positivo. O ataque do Alvinegro já não tem mais a eficiência e a criatividade ofensiva do início da temporada, assim como a defesa tem se apresentado de forma desprotegida - dez gols sofridos nos últimos cinco jogos.
O escrete alvinegro concluiu a preparação para encarar a Chape na manhã deste sábado, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas-SP. O grupo seguiu viagem para Chapecó, local da partida, pela tarde.
Leia também:
- "Sabemos que não fizemos um bom jogo", assume Jorginho após derrota do Ceará diante do Fortaleza
- Após eliminação, Gabriel Dias ressalta confiança no elenco do Ceará: "Grupo mentalmente forte"
- Felipe Baxola rescinde contrato com o Ceará e reforçará a Chapecoense
O zagueiro Luiz Otávio desfalcará a equipe pela sexta partida seguida. O capitão se recupera de entorse no joelho e no tornozelo. Não viajaram com a delegação para enfrentar a Chape o volante Geovane e os atacantes Vizeu e Hélio, trio que foi relacionado contra o Fortaleza.
Por outro lado, Guto ganha o retorno de Messias, que não podia defender o Ceará na Copa do Brasil. Entre as possíveis novidades na lista de relacionados, estão ainda Gabriel Dias, Jael e Mendoza - eles podem voltar a atuar após o clube conseguir efeito suspensivo da punição referente à confusão na final do Nordestão.
O ambiente na Chapecoense não é nada bom. O clube vive crise interna. Nos últimos sete confrontos, os catarinenses só venceram um jogo, perderam o título do Estadual, foram eliminados de forma vexatória para o ABC na Copa do Brasil e amargam a lanterna da Série A após duas rodadas.
A boa notícia fica por conta do retorno do atacante Perotti, um dos destaques do time no estadual. O atleta está recuperado da covid-19 e deverá ficar como opção no banco de reservas. Por outro lado, o volante Anderson Leite foi vetado pelo departamento médico.
Ficha técnica
Chapecoense
4-4-2: Tiepo; Matheus Ribeiro, Ignacio, Felipe Santana e Busanello; Moisés Ribeiro, Guedes, Lima e Ravanelli; Fernandinho e Anselmo Ramon. Téc: Jair Ventura
Ceará
4-2-3-1: Richard; Gabriel Dias, Messias, Klaus e Bruno Pacheco; Charles (Mendoza) e Oliveira; Fernando Sobral, Vina e Lima; Cléber. Téc: Guto Ferreira
Data: 13/6/2021
Horário: 20h30min
Local: Arena Condá-SC
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo-SP
Assistentes: Evandro de Melo Lima-SP e Fabrini Bevilaqua Costa-SP
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga-RJ
Transmissão: Premiere