Ceará enfrenta o Santos neste sábado pela Série A; veja prováveis escalações

Com mistério na escalação, o Vovô enfrenta o Peixe neste sábado, às 21 horas, na Vila Belmiro. Confira a ficha técnica do confronto pela segunda rodada do Brasileirão

16:00 | Jun. 04, 2021

Por: Lucas Mota
Treinador do Ceará, Guto Ferreira (foto: Felipe Santos/cearasc.com)

O Ceará volta a encontrar o Santos na temporada de 2021. Após os embates recentes que trazem boas lembranças ao Alvinegro do Porangabuçu, como a classificação para as quartas de final na Copa do Brasil de 2020 em cima do Peixe, Vina e companhia retornam à Vila Belmiro para medir forças contra os donos da casa neste sábado, 5, às 21 horas.

Com mistério sobre a escalação, os cearenses miram em pontuação na visita ao litoral paulista. A expectativa é voltar com pelo menos um ponto do empate na bagagem. O Vovô estreou com vitória na Série A do Campeonato Brasileiro ao bater o Grêmio no Castelão, enquanto os santistas sofreram dura derrota por 3 a 0 para o Bahia, em Salvador, na primeira rodada.

Apesar de nunca ter vencido o Santos como visitante, o Alvinegro do Porangabuçu tem retrospecto recente positivo. Nos últimos três jogos, dois na Vila Belmiro e um no Castelão, o time comandado por Guto Ferreira conquistou uma vitória, esta alcançada em casa que selou a classificação na Copa do Brasil, e dois empates fora, um na milionária competição nacional e um na Série A.

Leia também:

Neste recorte, Vina foi fundamental no último triunfo sobre o Peixe, no duelo que valeu o avanço na Copa do Brasil, em 2020. Ele marcou o gol da vitória por 1 a 0. A lembrança recente é esperança também para que o jogador volte a ser decisivo com a camisa do clube. O meia tem sido questionado por atuações abaixo da expectativa e a condição de titular colocada em pauta pela imprensa e pela torcida.

Com o jogo da volta contra o Fortaleza no torneio nacional marcado para a próxima quinta-feira, valendo a classificação para as oitavas de final e cota de R$ 2,7 milhões, Guto Ferreira pode poupar parte do time titular ou entrar em campo com a equipe inteira formada por reservas. O treinador tem o desfalque do trio Jael, Gabriel Dias e Mendoza, suspenso pela confusão na final da Copa do Nordeste. O zagueiro Luiz Otávio, que se recupera de lesão, também está fora do embate diante dos paulistas.

Gordiola usou os reservas na estreia contra o Grêmio e teve resultado positivo, com atuações de destaque de Rick, Jorginho e Cléber, este que ganhou a posição de titular no ataque. Outros atletas vivem bom momento e estão de olho numa possível vaga no escrete principal, como o jovem João Victor, de 17 anos.

Em meio aos desfalques, o Vovô ganha o retorno importante de Messias na defesa. O atleta foi ausência contra o Fortaleza porque não pode defender o Alvinegro na Copa do Brasil por já a ter disputado pelo América-MG. Ele deve formar a dupla de zaga com Klaus.

O Santos vinha de três derrotas seguidas até se recuperar dos resultados negativos ao vencer o Cianorte, na terceira fase da Copa do Brasil, na última terça-feira. Os reveses em sequência ocorreram todos fora de casa.

Por outro lado, o Peixe vive bom momento atuando na Vila. Nos últimos três confrontos como mandante, os paulistas bateram o The Strongest-BOL, São Bento e Boca Juniors-ARG. Foram oito gols marcados e nenhum sofrido, mostrando solidez defensiva e eficiência para balançar as redes.

O técnico Fernando Diniz tem o desfalque de Lucas Braga por lesão na coxa esquerda. Marcos Guilherme é o favorito para assumir a vaga. Entre as dúvidas no time titular, estão a disputa entre os goleiros John e João Paulo e os zagueiros Luiz Felipe e Kaiky para formar a dupla com Luan Peres.

Ficha técnica

Santos
4-3-3: John (João Paulo); Pará, Luiz Felipe (Kaiky), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Jean Mota e Gabriel Pirani; Marinho, Kaio Jorge e Marcos Guilherme. Téc: Fernando Diniz

Ceará
4-2-3-1: Richard; Buiú, Messias, Klaus (Jordan) e Bruno Pacheco (Kelvyn); Oliveira e Charles; Saulo Mineiro (Lima), Jorginho (Vina) e Rick; Cléber. Téc: Guto Ferreira

Data: 5/6/2021
Horário: 21 horas
Local: Vila Belmiro-SP
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima-RS
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor-RS e Andre da Silva Bitencourt-RS
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda-RJ
Transmissão: TNT e Premiere