Guto completará 80 jogos no comando do Ceará em Clássico-Rei na Copa do Brasil
Há mais de um ano no Alvinegro e com o segundo trabalho mais longevo entre os treinadores do Brasil, Gordiola ostenta 55% de aproveitamento
14:03 | Mai. 31, 2021
O técnico Guto Ferreira completará 80 jogos no comando do Ceará nesta quarta-feira, 2, no Clássico-Rei decisivo pela terceira fase da Copa do Brasil. Há mais de um ano no Alvinegro e com o segundo trabalho mais longevo entre os treinadores do Brasil, Gordiola ostenta 55% de aproveitamento no clube do Porangabuçu e reencontra o Fortaleza pela décima vez à frente do Vovô.
Consolidado no cargo, o treinador comandou o Ceará em 37 vitórias, 20 empates e 22 derrotas. Entre os destaques do trabalho até aqui, estão o título da Copa do Nordeste, a melhor campanha do Alvinegro na era de pontos corridos da Série A e a trajetória até as quartas de final da Copa do Brasil, em 2020.
No inédito Clássico-Rei da Copa do Brasil, Gordiola busca vencer a primeira no duelo de pranchetas com o argentino Juan Pablo Vojvoda após duas partidas, com uma derrota na fase de grupos e um empate na final do Campeonato Cearense. No currículo, Guto já vivenciou nove clássicos contra o Tricolor do Pici e nunca perdeu em jogos válidos fora do Campeonato Cearense.
Leia também:
- Vojvoda x Guto: treinadores se reencontram em Clássico-Rei decisivo na Copa do Brasil
- Em duelo inédito na Copa do Brasil, Fortaleza e Ceará fazem décimo Clássico-Rei sem público
O retrospecto geral do comandante alvinegro no Clássico-Rei tem três vitórias (uma na semifinal da Copa do Nordeste e duas na Série A, em 2020), dois empates (final do Campeonato Cearense e fase de grupos da Copa do Nordeste, em 2021) e quatro derrotas (todas no Estadual entre fase de grupos e final - três em 2020 e uma em 2021).
Campeão da Copa do Nordeste de 2020, o Ceará garantiu vaga direto para a terceira fase da Copa do Brasil e faz a estreia em embate eliminatório contra o Fortaleza. A partida de volta está marcada para o próximo dia 10. O confronto vale vaga para as oitavas de final e R$ 2,7 milhões de cota.
Na temporada passada, quando participou desde a primeira fase, o Vovô chegou até as quartas de final, quando foi eliminado para o Palmeiras. Dos dez jogos disputados, Guto comandou a equipe em sete, conquistando quatro vitórias, dois empates e uma derrota.