Guto Ferreira avalia estreia do Ceará na Sula e mira semifinal da Copa do Nordeste

O treinador do Vovô acredita que o placar confortável deixou a equipe menos ligada

11:17 | Abr. 22, 2021

Por: Horácio Neto
Técnico Guto Ferreira falou sobre a queda de intensidade do Ceará após o 2 a 0 (foto: Fábio Lima/O POVO)

O Ceará venceu o Jorge Wilstermann-BOL por 3 a 1 na última quarta, 21, na estreia do time alvinegro na Sul-Americana. Após o triunfo, o técnico Guto Ferreira analisou o desempenho da equipe alvinegra, que tem duelo decisivo pela semifinal da Copa do Nordeste, neste sábado, 24, quando enfrenta o Vitória.

Para Gordiola, o Vovô teve um momento de instabilidade na partida diante dos bolivianos, quando tinha a vantagem de 2 a 0 no placar. O Wilstermann diminuiu a diferença em pênalti convertido por Osório, no segundo tempo. O treinador alvinegro falou em entrevista coletiva pós-jogo sobre este período do confronto e acredita que a vantagem confortável afetou a intensidade dos atletas.

“Eu acho que o placar 2 a 0 contribuiu um pouco nesta queda. Digamos que a nossa equipe tinha o controle do jogo e ela deixou ser tão intensa no início. Tanto é, que nós tomamos um gol e aí (o Ceará) ficou um pouco inseguro de não ser contra-atacado com qualidade e ter que puxar jogadas importantes”, revelou Guto.

Com as alterações feitas pelo comandante do Vovô, Guto ajustou a equipe trazendo a intensidade do banco e explorando os espaços que o Jorge começava a oferecer ao tentar atacar o Ceará.

“E a partir da hora que tivemos as mudanças, nós conseguimos sanar uns problemas de maior intensidade no meio, que meio houve uma queda. O Naressi estava sentindo um pouco o joelho, questão de tendinite, nada de grave. Também tivemos um homem de muita explosão, que é o Saulo, que passou a exigir maior atenção do time do Jorge Wilstermann e, com isso, eles também passaram a não se atirar tanto quanto estavam se atirando”, analisou Guto Ferreira.

Com a vitória sobre o Jorge Wilstermann-BOL, o Ceará chegou ao quinto triunfo consecutivo. Guto falou da sequência positiva e do bom desempenho defensivo do Vovô.

“O importante é que nós vencemos mais uma na sequência, acredito que seja a quinta vitória seguida. Infelizmente hoje nós tomamos um gol depois quatro partidas sem tomar gol, mas nem por isso o sistema defensivo cedeu tanto espaço. Acho que ele fez uma atuação muito boa, foi um vacilo em uma jogada de escanteio, que acabou ocasionando o pênalti” afirmou o treinador.

Após a conquista dos três pontos na Sul-Americana, Ceará volta a campo para mais uma partida decisiva. O Vovô encara o Vitória neste sábado, 24, às 16 horas, na Arena Castelão, pela semifinal da Copa do Nordeste. No meio de semana, o Alvinegro já tem novo compromisso na Sula contra o Arsenal de Sarandí, na Argentina. Guto comentou sobre a sequência de confrontos importantes e a preparação para escalar a equipe.

"Agora é administrar também, que nós temos uma semifinal difícil contra uma equipe que está crescendo (Vitória). Para nós é decisão, uma semifinal que nos levaria a final (da Copa do Nordeste). Depois ainda não para, praticamente nem descansa e já tem viagem para a Argentina. Mais do que nunca, nós temos que controlar os jogadores, descansar os jogadores, e buscar situações de escalar o melhor onze que possa manter a intensidade e qualidade que a equipe vem apresentando”, constatou Guto Ferreira.