Adversários do Ceará na Sul-Americana têm atletas com passagens no futebol brasileiro
O Vovô está no grupo C da competição continental, juntamente com Bolívar e Jorge Wilstermann, ambos da Bolívia, além do Arsenal Sarandí, da Argentina
16:14 | Abr. 16, 2021
Nesta quinta-feira, 15, o último oponente do Ceará na fase de grupos da Copa Sul-Americana 2021 foi definido. O Bolívar-BOL, que foi eliminado para o Junior-COL na última fase prévia da Libertadores, ficou com vaga na segunda competição de maior importância na América do Sul. O clube de La Paz se junta ao Vovô no grupo C do certame, que é completo com Jorge Wilstermann-BOL e Arsenal Sarandí-ARG. Esses times têm em seus elencos jogadores com passagens pelo futebol brasileiro, algumas delas marcantes, outras discretas.
O Jorge Wilstermann tem o plantel com mais elevada média de idade, 27,9 anos. Nele, três atletas já atuaram no Brasil. O meio-campista argentino Damián Lizio, esteve em 2016 no Botafogo-RJ. Compatriota de Lizio, o meia Patito Rodríguez jogou nas temporadas 2012, 2013 e 2016 pelo Santos-SP. Além deles, o brasileiro Serginho, atualmente com 36 anos, integra o elenco da equipe de Cochabamba. Ele soma passagens por vários clubes locais, como Portuguesa-SP, Botafogo-SP e Brasiliense-DF, e está no clube boliviano desde 2017.
Enquanto isso, no Arsenal de Sarandí, o meio-campista argentino Alan Ruiz atuou no Grêmio-RS no ano de 2014 e é o único do time argentino que defendeu um clube brasileiro.
O Bolívar, ao contrário do seu rival nacional do grupo, tem a média de idade mais baixa da chave, com 24,79 anos. No plantel, o boliviano Erwin Saavedra esteve no Goiás-GO em 2017, enquanto o zagueiro Luís Gutiérrez, também da Bolívia, tem passagem pelo Bahia-BA em 2012. O elenco também conta com a presença do zagueiro Felipe Carvalho, que, apesar de ser uruguaio e nunca ter jogado no Brasil, possui nacionalidade brasileira.
A estreia do Ceará na Sul-Americana será na próxima quarta-feira, 21, às 19h15min, na Arena Castelão, diante do Jorge Wilstermann. A participação do Vovô na primeira fase, que terá seis jogos, se encerra no dia 27 de maio, também contra o oponente da estreia, mas fora de casa. Somente o líder do grupo avança para as oitavas-de-final da competição.