Ceará pode atingir diante do Salgueiro a marca de 20 jogos invicto na Copa do Nordeste
Alvinegro pode chegar a 20 partidas sem perder na competição regional. Vovô já detém a maior sequência invicta da história do torneioMais de um ano de invencibilidade na Copa do Nordeste. O Ceará pode atingir neste sábado, 10, diante do Salgueiro, no Castelão, a relevante marca de 20 jogos seguidos sem perder na competição regional. O clube do Porangabuçu tem a maior sequência invicta da história do torneio.
O Vovô alcançou o recorde de invencibilidade no Nordestão na quarta rodada da edição 2021, quando empatou em 0 a 0 com o Fortaleza, no primeiro Clássico-Rei da temporada, superando a marca do Náutico de 15 partidas. De lá pra cá, o Alvinegro só aumentou a própria sequência. A equipe ostenta dez vitórias e nove empates, com 32 gols marcados e 13 sofridos.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O 19º jogo invicto foi assegurado em grande estilo, no sábado passado, quando o Ceará goleou o Sport por 4 a 0 e quebrou o tabu de nunca ter vencido os pernambucanos na Ilha do Retiro. Classificado de forma antecipada para o mata-mata deste ano na competição regional, o time cearense chega para a oitava e última rodada motivado para garantir a liderança do grupo A.
A sequência do escrete do Porangabuçu teve início em 26 de janeiro de 2020, na estreia na Copa do Nordeste, na temporada passada. Naquela ocasião, o Ceará ficou no empate em 2 a 2 com o Frei Paulistano. Era o pontapé da campanha que resultaria no bi invicto do Nordestão e na consagração do time comandado por Guto Ferreira. Vina encerrou a participação no torneio como o craque e artilheiro com cinco gols.
Em 2020, o Alvinegro foi alvo de desconfiança da torcida após cinco empates seguidos até a quinta rodada do torneio. Neste período, o treinador Argel Fucks foi demitido e Enderson Moreira assumiu o cargo. O hoje técnico do Fortaleza conquistou os dois primeiros triunfos do Vovô na competição, com goleada de 4 a 0 sobre o River-PI e vitória apertada por 2 a 1 diante do Sport, quando logo em seguida houve a paralisação do futebol devido à pandemia da Covid-19.
Enderson deixou o cargo para assumir o Cruzeiro e o Ceará contratou de forma imediata Guto Ferreira. Para conclusão do Nordestão, a reta final do torneio foi realizada em sede única, em Salvador. Sob o comando de Gordiola, o Vovô engatou sequência de cinco vitórias seguidas e ficou com a Orelhuda. A equipe terminou a edição com 21 gols marcados, melhor ataque da Lampions, e dez sofridos.
LEIA MAIS:
- Confiança empata com Botafogo-PB e Ceará garante avanço para quartas de final do Nordestão
- Ceará não sofreu gols quando teve Messias e Luiz Otávio como dupla de zaga titular
- Guto Ferreira pede calma ao falar sobre definição de equipe titular do Ceará para a temporada
Em 2021, o Ceará deu início a campanha sob altas expectativas com status de forte candidato ao título e investimentos milionários na montagem do elenco. Nos três primeiros jogos, Guto escalou times alternativos sem as principais peças e conquistou um triunfo e dois empates. A partir da quarta rodada, no Clássico-Rei, o técnico mandou a campo força máxima com Vina, Mendoza e companhia.
O time empatou com o Fortaleza e Botafogo-PB. Nestes dois duelos, Gordiola manteve praticamente a mesma escalação. O entrosamento e o desempenho esperados vieram nas últimas rodadas, quando o Alvinegro bateu o CSA e o Sport, assegurando a liderança do grupo A. A campanha em 2021 é de três vitórias e quatro empates, com 11 gols marcados e três sofridos.
A possibilidade de atingir a marca de 20 jogos invicto é expressiva e ressalta a força do Ceará no protagonismo do futebol nordestino. Conquistar mais uma Copa do Nordeste, que seria a terceira em sete anos, mantém o clube na busca de se tornar a principal equipe da região.
Sequência de invencibilidade do Ceará no Nordestão
Campanha de 2020
- Ceará 2x2 Frei Paulistano (fase de grupos)
- Fortaleza 1x1 Ceará (fase de grupos)
- ABC 0x0 Ceará (fase de grupos)
- Ceará 2x2 Bahia (fase de grupos)
- Ceará 2x2 Botafogo-PB (fase de grupos)
- River-PI 0x4 Ceará (fase de grupos)
- Ceará 2x1 Sport (fase de grupos)
- CRB 1x2 Ceará (fase de grupos)
- Ceará 1x0 Vitória (quartas de final)
- Fortaleza 0x1 Ceará (semifinal)
- Ceará 3x1 Bahia (1º jogo da final)
- Bahia 0x1 Ceará (2º jogo da final)
Campanha de 2021
- ABC 1x1 Ceará (fase de grupos)
- Ceará 3x1 Vitória (fase de grupos)
- Altos 0x0 Ceará (fase de grupos)
- Ceará 0x0 Fortaleza (fase de grupos)
- Botafogo-PB 1x1 Ceará (fase de grupos)
- Ceará 2x0 CSA (fase de grupos)
- Sport 0x4 Ceará (fase de grupos)
Artilheiros da série invicta no Nordestão
- Vina - 5 gols
- Klaus - 3 gols
- Rafael Sobis - 3 gols
- Saulo Mineiro - 3 gols
- Cléber - 3 gols
- Mendoza - 2 gol
- Baxola - 2 gols
- Mateus Gonçalves - 2 gols
- Ricardinho - 1 gol
- Fernando Sobral - 1 gol
- Jacaré - 1 gol
- Jael - 1 gol
- Vizeu - 1 gol
- Samuel Xavier - 1 gol
- Pedro Naressi - 1 gol
- Gabriel Dias - 1 gol
- Bergson - 1 gol