Guto Ferreira completa um ano no Ceará nesta quinta com 53,8% de aproveitamento
Até o momento, "Gordiola" soma 59 jogos no Ceará, tendo conquistado 26 vitórias, 14 empates e 19 derrotas, com 89 gols marcados e 71 sofridosUm ano no comando técnico do Ceará. Guto Ferreira completa o ciclo vitorioso à frente do Alvinegro nesta quinta-feira, 18. A parceria, iniciada com trabalhos à distância em março de 2020 devido à paralisação do futebol, rendeu o título invicto da Copa do Nordeste, a melhor campanha da história do clube na era dos pontos corridos da Série A, classificação para a Sul-Americana e jornada até as quartas de final da Copa do Brasil.
LEIA MAIS | Guto Ferreira: "Você marca a história quando vence"
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Até o momento, "Gordiola" soma 59 jogos no Ceará, tendo conquistado 26 vitórias, 14 empates e 19 derrotas. Foram 89 gols marcados e 71 sofridos, saldo positivo de 18. Em um ano no comando do clube, o treinador ostenta aproveitamento de 53,8%. Em fevereiro, o treinador renovou com o clube até o fim de 2021.
Com a chegada de Guto, o Vovô arrancou no Nordestão e garantiu o título invicto. O primeiro jogo do time sob o comando do Gordiola na competição regional foi na última rodada da fase de grupos, quando o Alvinegro superou o CRB por 2 a 1. Até a taça, a equipe do Porangabuçu fez mais quatro jogos e venceu os três adversários (Vitória, nas quartas de final; Fortaleza, na semifinal; Bahia, nos dois duelos da final).
Desde o início da campanha na Série A, Guto viu a oscilação da equipe, mas encontrou soluções para a arrancada. Entre elas, o recuo de Fernando Sobral, que havia sido fundamental no Nordestão como ponta direita, para a volância e a chance de titularidade para Lima e Léo Chú no ataque.
LEIA MAIS | Há quase um ano no Ceará, Guto Ferreira é o terceiro técnico mais longevo da Série A
Sob o comando de Gordiola, Vina fez a melhor temporada da carreira. O treinador montou o esquema ideal para dar maior liberdade ao meia-atacante, que, mais perto da área, tornou-se o artilheiro do time em 2020, com 23 gols. Além disso, o camisa 29 somou 19 assistências, liderando a equipe também neste quesito.
Na Copa do Brasil, o técnico comandou o Ceará desde o segundo duelo contra o Vitória-BA, válido pela terceira fase, e levou o time às quartas de final, sendo eliminado pelo campeão Palmeiras-SP.
Nesta quarta-feira, 17, o zagueiro Luiz Otávio participou de entrevista coletiva e parabenizou o treinador pelo ano de comando. "O ano passado foi muito vitorioso. Conquistamos grandes objetivos, (ele) fez o torcedor criar grande expectativa para este ano. O Guto vai continuar contribuindo muito não só para mim, mas para cada jogador que tem chegado e os meninos que estão subindo da base. Ele cobra bastante nossa evolução", afirmou.
Na temporada de 2021, Guto já comandou o Vovô em quatro partidas, somando uma vitória, dois empates e uma derrota. A equipe marcou cinco gols e sofreu quatro, em três jogos pela Copa do Nordeste e um pelo Campeonato Cearense.
No próximo sábado, 20, o Ceará encara o Fortaleza no primeiro Clássico-Rei de 2020, válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste. O retrospecto de Guto no Vovô em duelos contra o Tricolor do Pici é de três vitórias e três derrotas.
Números do Guto Ferreira no Ceará
- 59 jogos
- 26 vitórias
- 14 empates
- 19 derrotas
- 89 gols marcados
- 71 sofridos
Por competição
Série A
- 38 jogos
- 14 vitórias
- 10 empates
- 14 derrotas
- 54 gols marcados
- 51 gols sofridos
- 45% de aproveitamento
Copa do Nordeste
- 8 jogos
- 6 vitórias
- 2 empates
- 12 gols marcados
- 4 sofridos
- 83% de aproveitamento
Copa do Brasil
- 7 jogos
- 4 vitórias
- 2 empates
- 1 derrota
- 14 gols marcados
- 9 gols sofridos
- 66% de aproveitamento
Campeonato Cearense
- 6 jogos
- 2 vitórias
- 4 derrotas
- 9 gols marcados
- 7 sofridos
- 33% de aproveitamento