Ceará é clube com mais chances de estar na Sul-Americana em 2021
O time cearense tem pouca possibilidade de ir para a Libertadores, mas conta com as vagas acrescentadas para continuar acreditando
11:46 | Jan. 19, 2021
O Ceará é o clube com maiores probabilidade de ir para a Sul-Americana. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Vovô tem 90,8% de chances de estar na competição continental. Com possibilidade de rebaixamento quase nula, o Alvinegro só olha para a parte de cima da tabela ainda sonhando com a vaga na Libertadores.
Após a terceira derrota seguida dentro de casa, agora contra o Bragantino, neste último domingo, 17, o Vovô acabou diminuindo as chances para a Libertadores. De fato, a possibilidade de ir ao principal torneio continental era pequena, porém com a derrota se tornou menor, o Alvinegro saiu de 3,1% para 1,1%.
No atual cenário, a classificação para a Libertadores depende das vagas acrescentadas para a competição. A situação se torna difícil por depender de combinações dos vencedores da Copa do Brasil e Libertadores, e ainda ter de ultrapassar Athletico-PR, Corinthians, Santos e Fluminense (dependendo do campeão).
Para a Sul-Americana a missão está mais próxima de ser completada. O Ceará praticamente garantiu a presença na competição com 90,8% de chances. Vale ressaltar que o torneio em 2021 não terá a mesma regra de 2020, que era mata-mata do início ao fim. Nesta edição, as equipes irão ter uma fase de grupo e o classificado irá para os jogos eliminatórios de ida e volta.
Para continuar sonhando alto, o Ceará precisa primeiro vencer o Goiás, 18ª na Série A. O Vovô viaja para encarar a equipe goiana no Serrinha, nesta quinta-feira, às 19 horas, pela 31ª rodada do Brasileirão.
Por Horácio Neto