Do Bom Jardim à final da Libertadores: ex-Ceará, Felipe Jonatan é destaque do Santos
Lateral-esquerdo é titular do time comandado por Cuca e teve atuação de destaque na vitória por 3 a 0 do Peixe sobre o Boca Juniors
12:26 | Jan. 14, 2021
Nascido e criado no Bom Jardim, bairro periférico de Fortaleza, o cearense Felipe Jonatan está na final da Libertadores com o Santos. Revelado nas categorias de base do Ceará, o lateral-esquerdo é titular do time comandado por Cuca e teve atuação de destaque na vitória por 3 a 0 do Peixe sobre o Boca Juniors, que garantiu a vaga para a decisão contra o Palmeiras.
O dono da camisa 3 do Santos deu assistência para o gol de Soteldo, o segundo da equipe paulista diante do Boca. Felipe teve a terceira maior nota (7.6) por desempenho na partida, conforme as estatísticas do Sofascore, ficando atrás apenas de Soteldo (8.3) e Marinho (8.1).
Além da assistência, Felipe teve três cortes, uma interceptação e cinco desarmes. O jogador ganhou oito duelos de 11 disputados contra os argentinos e acertou 76,5% dos passes no jogo.
Felipe Jonatan deixou o Ceará no começo de 2019, quando foi vendido ao Santos. Na época, ele se tornou a maior transação do futebol cearense. A diretoria santista precisou desembolsar R$ 6 milhões para comprar o lateral.
Relembre a trajetória do cearense
Antes de vestir a camisa do Santos e brilhar em plena semifinal de Libertadores, o jogador precisou superar as adversidades para se tornar jogador profissional. O ano de mudança na vida do atleta foi em 2018, quando ganhou chance inesperada do técnico Lisca, no Ceará, logo contra o Corinthians, na Série A.
Na ocasião, Felipe tinha acabado de subir para o time profissional, vindo da base do Vovô. E depois da atuação diante do Corinthians, no Castelão, que marcou a estreia do jogador na Série A, ele não deixou mais a equipe titular. Foram 20 jogos pelo Alvinegro do Porangabuçu na temporada de 2018 para chamar a atenção do mercado da bola.
Em 2019, ele ainda disputou quatro partidas e marcou gol pelo Ceará, antes de se transferir para o Santos.
Voltando um pouco na trajetória do jovem, ele chegou a ter passagem pela base do Fortaleza. Entretanto, Felipe deixou o clube após um diretor negar ajuda de custo ao atleta, que ainda passou pelo Bahia antes de desembarcar no Porangabuçu.
"Em 2013, estava aperreado para o meu pai. Pedi ajuda de custo para um diretor do Fortaleza, mas ele negou. Resolvi sair do clube para ir para o Bahia", contou Felipe em entrevista ao programa As Frias do Sérgio, da Rádio O POVO/CBN, no fim de 2018.
No Bahia, a passagem também durou pouco devido a uma situação inusitada. "Fui aprovado, mas aconteceram algumas divergências. Fui assaltado em frente ao clube e acabei retornando para Fortaleza", explicou o lateral.
De volta à Capital cearense, surgiu a oportunidade de ir jogar na base do clube do Porangabuçu. E assim ele iniciou a trajetória no Vovô.