Após início decisivo no Ceará, Cléber vive jejum de gols de mais de um mês
Atacante de 23 anos teve início avassalador no Alvinegro, com gols na final do Nordestão e no Campeonato Brasileiro, mas caiu de rendimento e perdeu a titularidade
16:42 | Out. 13, 2020
Vindo do Barbalha, o atacante Cléber, de 23 anos, iniciou a trajetória pelo Ceará, em junho, sob desconfiança. Entretanto, o jogador correspondeu rapidamente, ganhando a titularidade, fazendo gols importantes, como nas partidas da final da Copa do Nordeste, e despertando interesse de clubes como o Internacional e o Grêmio.
Depois de começar a Série A do Campeonato Brasileiro em alta, o jogador enfrenta período de oscilação e seca de gols. O último tento do jovem atleta foi em 23 de agosto, quando o Ceará bateu o Bahia por 2 a 0. Sem a bola entrar, o centroavante acabou perdendo a titularidade para Rafael Sobis.
Nos últimos dois jogos no Brasileirão, Cléber nem entrou em campo. Diante do Athletico-PR, Guto Ferreira preferiu utilizar Bergson na substituição de Rafael Sobis. Contra o Corinthians, o treinador sacou o experiente atacante para a entrada de Leandro Carvalho, em alteração tática quando a equipe tinha um a menos na partida.
Cléber ainda tem a confiança de Guto Ferreira. O jogador sabe cumprir funções táticas importantes no sistema montado pelo técnico, como pressionar a saída de bola e fazer o trabalho de pivô para dar sequência às jogadas. Além disso, o centroavante de quase 2 metros é perigoso na bola aérea, recurso bastante utilizado pelo time do Porangabuçu, e sabe se posicionar na área adversária.
Entretanto, o atacante apresentou queda de rendimento e de gols na Série A. Com a camisa do Ceará, ele tem cinco gols em 18 jogos. Ademais dos tentos decisivos no Nordestão, o jogador balançou as redes três vezes no Brasileirão.
Nos cinco primeiros jogos do Ceará no Campeonato Brasileiro, Cléber viveu seu melhor momento na competição. O centroavante deu quatro finalizações na direção do gol, cinco pra fora e estufou as redes em três oportunidades. Depois, porém, o aproveitamento começou a despencar.
Conforme os dados do Sofascore, o grandalhão tem média de 1.6 finalização por jogo. Em 13 partidas, 11 de titular, ele deu nove arremates na direção do gol, 11 pra fora e teve três chutes bloqueados.
Em todas as aparições em campo, Cléber se mostra participativo. O centroavante só não finalizou no empate do Ceará com o Goiás. Mas para voltar a ser relevante no elenco alvinegro, o dono da camisa 89 precisa melhorar o seu aproveitamento.