Goleador e decisivo: Os números por trás dos 10 gols e 10 assistências de Vina no Ceará
Meia vem sendo bastante decisivo para o Vovô ao marcar gols e assistências que mexem no placar a favor da equipe alvinegraO jogador mais prolífico do Ceará nesta temporada tem nome, sobrenome e apelido. Vinícius Goes, ou Vina, como prefere ser chamado, é dono de dez gols e dez assistências com a camisa alvinegra. O meio-campista soma vinte participações em gols e vem sendo bastante decisivo para o Vovô conquistar os seus objetivos na temporada. E os números confirmam essa tese.
Artilheiro da equipe na temporada, Vina costuma balançar as redes nos momentos em que o time precisa sair de um empate. Dos seus dez gols, cinco (50%) foram marcados em uma situação de desempate. Ou seja: os gols colocaram o Ceará à frente do adversário no placar. Todos foram marcados com o pé direito, exceto um, de cabeça, contra o River-PI. Além disso, dois foram em cobranças de pênalti.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Só em uma oportunidade o meia apareceu diminuindo o placar para o Ceará, marcando o primeiro tento na vitória de virada por 4 a 3 sobre o Vitória, fora de casa, na terceira fase da Copa do Brasil. Em outras quatro oportunidades, Vinícius ampliou a favor do Alvinegro, contra Freipaulistano (em que o time cedeu o empate), River-PI, Barbalha e, mais recentemente, contra o Brusque.
Quando o assunto são as assistências, Vina se torna ainda mais decisivo. Das suas dez assistências, oito (80%) colocaram o Ceará à frente do placar, e outras duas (20%) ampliaram o placar. Para servir os companheiros, os seus fundamentos favoritos são o passe por baixo (três vezes) e as cobranças de falta (três vezes). Cruzamentos pelo alto e escanteios, duas vezes cada, também viraram passes.
Vale pontuar que, com o técnico Guto Ferreira, Vinícius marcou sete dos seus dez gols na temporada até aqui. Mas foi só contra o Flamengo, no Brasileirão, em que deu duas assistências, que o meia igualou o mesmo número de passes para gol que teve com o técnico Enderson Moreira: quatro.
Além dos números positivos, Vina é o único jogador do Ceará a ter marcado em todas as competições que o clube disputou até aqui: Cearense, Copa do Nordeste, Brasileirão e Copa do Brasil. Quem também pode alcançar o feito é Rafael Sóbis, caso marque na Série A. Vinícius ainda foi o artilheiro do Nordestão, com cinco gols, e participou de 20 dos 54 gols do Vovô na temporada, mais de um terço (38,4%) do total.