Baixe o pôster do Ceará, campeão da Copa do Nordeste 2020
O Ceará foi campeão nordestino sem nenhuma derrota na competição, repetindo o feito de 2015, ano que o Vovô também derrotou o Bahia na final do campeonato regional
02:29 | Ago. 05, 2020
O Ceará confirmou nesta terça-feira, 4, o segundo título da Copa do Nordeste, de forma invicta. O POVO preparou um pôster do elenco campeão para o torcedor.
O Alvinegro de Porangabuçu jogou contra o Bahia no estádio de Pituaçu, em Salvador, pela partida de volta da decisão do Nordestão. Com a vantagem criada no jogo de ida, quando o Vovô venceu por 3 a 1, bastava um empate ou uma derrota por um gol de diferença para o título. Contudo, o Ceará foi além e derrotou os baianos por 1 a 0, com gol de Cléber.
Com sete triunfos e cinco empates, o Alvinegro foi campeão nordestino sem nenhuma derrota na competição, repetindo o feito de 2015, ano que o Vovô também derrotou o Bahia na final. Vina, com cinco tentos anotados, acabou a Copa do Nordeste como artilheiro.
Copa do Nordeste: Ceará é 1º clube a conquistar 2º título invicto
O Alvinegro se tornou o único clube a conseguir o feito na história do torneio. Durante a competição, o Ceará venceu sete partidas e empatou outros cinco confrontos. Em 2015, quando a equipe também conquistou a taça sem nenhuma derrota, a estatística foi a mesma — em 12 jogos, sete vitórias e cinco empates.
Antes da conquista, o Ceará dividia a existência de títulos invictos na Copa do Nordeste com outros dois clubes: Sport-PE, em 1994, e Vitória-BA, em 2003. As conquistas dos times, porém, aconteceram antes do campeonato ser reformulado. No título conquistado pelo Sport, por exemplo, somente seis jogos foram disputados, sendo conquistadas quatro vitórias pela equipe pernambucana. No caso dos baianos, em 2003, cinco jogos foram disputados, com duas vitórias para o clube soteropolitano.
As semelhanças com 2015, além da final disputada com o Bahia, também aconteceu durante a fase de mata-mata. Há cinco anos, o Alvinegro enfrentou o Vitória, mas o duelo aconteceu nas semifinais. O Vovô não venceu a equipe baiana: com dois empates, os dois gols marcados fora de casa garantiram a vaga do clube cearense na final daquele ano. Nesta temporada foi diferente. Em jogo único, decorrente da pandemia, o Ceará bateu o Vitória nas quartas de final, por 1 a 0.
Copa do Nordeste: mais sobre o bicampeonato do Ceará
"Nosso time estava sendo desrespeitado", diz Bruno Pacheco após título da Copa do Nordeste
>> Copa do Nordeste: Guto Ferreira se torna primeiro técnico bicampeão na era moderna do torneio