Copa do Nordeste: de virada, Ceará vence Bahia no primeiro jogo das finais
Fernando Sobral, Cléber e Mateus Gonçalves fizeram os gols do Alvinegro de Porangabuçu, que fará o jogo da volta na próxima terça-feira, 4O Ceará saiu na frente e abriu ótima vantagem na busca pelo título da Copa do Nordeste 2020. Neste sábado, 1º, no estádio de Pituaçu, em Salvador, o Alvinegro de Porangabuçu enfrentou o Bahia pelo primeiro jogo das finais do Nordestão. A equipe baiana abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo, com Fernandão. Porém, dois minutos depois, aos 27, Fernando Sobral empatou para o Vovô. No segundo tempo, no minuto 11, Cléber fez o gol da virada. Aos 28 da etapa final, Mateus Gonçalves fez o terceiro e garantiu a vitória do Alvinegro.
A partida de volta acontecerá na próxima terça-feira, 4, às 21h30min, no mesmo estádio, Pituaçu. O Ceará pode ser campeão com qualquer empate ou em caso de derrota por um gol de diferença. Para o Bahia ser campeão, deverá vencer por três tentos a mais que o Vovô. Em caso de triunfo do Tricolor por dois gols, disputa do título nos pênaltis.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia também | TEMPO REAL: Veja como foram todos lances de Ceará 3 x 1 Bahia pela final da Copa do Nordeste
O primeiro tempo da decisão teve o Ceará buscando tomar a iniciativa das jogadas de ataque, com utilização das pontas para avançar e da bola aérea para infiltrar na defesa do Bahia. Os baianos, por outro lado, tentavam fazer transições ofensivas rápidas, com a busca de definições objetivas nos ataques. Contudo, os gols saíram de falhas defensivas.
Aos 25 minutos, o volante Flávio roubou a bola de Fabinho no meio de campo. Ele avançou com a bola e tocou para o atacante Fernandão, que recebeu por trás da defesa e chutou cruzado, no canto direito de Fernando Prass, que nem chegou a pular para a defesa. 1 a 0 para o Esquadrão.
A resposta do Vovô foi ágil. Aos 27, Prass cobrou tiro de meta na cabeça de Cléber, que desviou para trás. Fernando Sobral pressionou Juninho Capixaba, que se atrapalhou com o goleiro Anderson e deixou a bola para Sobral. O meio-campista aproveitou a oportunidade e empatou o confronto.
O restante da primeira metade do jogo permaneceu com o Alvinegro tendo mais iniciativa. Contudo, somente houve uma chance de perigo para cada lado, o que manteve o empate no placar ao final dos primeiros 45 minutos.
Leia também | Saiba quais resultados o Ceará precisa para ser campeão da Copa do Nordeste
O Vovô manteve-se superior em campo no segundo tempo. Logo aos 11 minutos, Samuel Xavier cruzou da direita na cabeça de Cléber, que marcou o gol da virada para o time cearense. Foi o primeiro gol dele com a camisa alvinegra. O gol sofrido obrigou o Tricolor a se arriscar mais e adiantar seus atletas em campo.
Esse avanço dos baianos proporcionou espaços para o terceiro gol do Ceará. Aos 28 minutos da etapa final, Fernando Prass repôs a bola rapidamente para Mateus Gonçalves. O atacante invadiu a área e chutou. A bola desviou na defesa e enganou o goleiro, sendo o tento que deu números finais ao placar, 3 a 1 a favor do Alvinegro, que leva vantagem para o jogo de volta da decisão.
Ficha técnica Ceará 3 x 1 Bahia
Ceará
4-2-3-1
Prass; Samuel Xavier (Eduardo), Luiz Otávio, Klaus, B. Pacheco; Charles, Fabinho (William Oliveira); F. Sobral, Vina (Lima), Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves); Cléber (Sobis). Téc: Guto Ferreira
Bahia
4-2-3-1
Anderson, João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho, Juninho Capixaba; Flávio, Gregore (Daniel); Élber, Rodriguinho (Saldanha), Clayson (Rossi); Fernandão. Téc: Roger Machado
Local: Pituaçu, em Salvador-CE
Data: 1/8/2020
Horário: 16 horas
Árbitro: Wagner Reway-PB
Assistentes: Oberto da Silva Santos-PB e Kilndenn Tadeu Morais-PB
Cartões amarelos: Gregore (B), Élber (B), Diogo Silva (C), Fabinho (C), Charles (C),
Gols: Fernandão (Bahia, 25' 1T) - Fabinho é desarmado por Flávio, que passa para Fernandão que finaliza dentro da área. Fernando Sobral (Ceará, 27' 1T) - Dentro da área Juninho Capixaba e o goleiro Anderson batem cabeça e a bola sobra para Fernando Sobral, atento, aproveitar e deixar tudo igual. Cleber (Ceará, 11' 2T) - Samuel Xavier, pela direita, deu assistência direto na cabeça de Cléber, para o atacante marcar o gol da virada. Mateus Gonçalves (Ceará, 31'2T) - Mateus recebeu ligação direta de tiro de meta de Prass, e finalizou para fundo das rede, gol ainda foi revisado pelo VAR, que validou o tento.