Vini Jr. perde pênalti e Brasil fica no empate com a Venezuela pelas Eliminatórias
O time comandado por Dorival Júnior volta a campo na terça-feira, 19, às 21h45min, diante do Uruguai, na Arena Fonte Nova
20:10 | Nov. 14, 2024
Jogando fora de casa, a seleção brasileira empatou com a Venezuela por 1 a 1, na noite desta quinta-feira, 14, no Monumental de Maturín, pela 11ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.
O gol do Brasil foi marcado por Raphinha, que abriu o placar com uma cobrança de falta ainda no primeiro tempo. A seleção venezuelana igualou o marcador com Segóvia, que deixou tudo empatado na etapa complementar.
Com o resultado, o Brasil permanece na terceira posição da tabela, com 17 pontos. O próximo compromisso da equipe será na terça-feira, 19, contra o Uruguai, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA
Venezuela 1x1 Brasil | O jogo
O Brasil começou a partida ligado em Maturín e quase abriu o placar aos 9 minutos. Vini Júnior aproveitou a falha da defesa venezuelana, roubou a bola e partiu para o ataque. Ele driblou o goleiro, mas ficou sem ângulo e rolou para trás. Raphinha chegou chutando, mas mandou por cima do gol.
A Seleção teve outra boa chance aos 13 minutos. Vinicius Júnior fez um belo passe para Gerson, que dominou com o peito e emendou um forte chute de canhota, mas a bola saiu por cima.
A Venezuela respondeu com perigo aos 14. Murillo aproveitou um erro de Bruno Guimarães na defesa, finalizou em cima de Ederson, que fechou o ângulo e fez boa defesa.
O time de Dorival Júnior continuou dominando e ficou muito perto de marcar aos 21 minutos. Vini Júnior fez boa jogada individual e passou para Raphinha, que acionou Savinho por dentro. Ele lançou Vinicius, que chutou de primeira e viu a bola bater na trave. Gerson ainda arriscou de longe, forçando o goleiro Romo a espalmar.
Aos 26, os venezuelanos assustaram em outra falha brasileira, desta vez de Ederson. O goleiro deu a bola de presente para Rondón, mas corrigiu o erro e fez a defesa. Aos 38, Savinho ficou com uma sobra na área, driblou o goleiro e chutou ao gol, mas Navarro bloqueou a tentativa.
O Brasil abriu o placar aos 42 minutos com uma bela cobrança de falta de Raphinha. Ele bateu cruzado com a perna esquerda, e a bola tocou caprichosamente na trave antes de entrar, colocando a Seleção em vantagem.
Mal a etapa final começou, e a Venezuela empatou. Com menos de um minuto, Segovia, que acabara de entrar, acertou um chutaço de fora da área e deixou tudo igual.
O Brasil se desorganizou após o gol, mas teve uma grande chance aos 13 minutos, quando Vini Júnior ficou cara a cara com Romo, mas foi derrubado pelo goleiro. O árbitro deu inicialmente a falta, mas o VAR corrigiu e assinalou pênalti. Vini foi para a cobrança, mas bateu mal e viu o goleiro venezuelano defender.
Apesar do desânimo pelo pênalti perdido, a Seleção voltou a criar boas chances após as entradas de Luiz Henrique e Lucas Paquetá. Aos 28, Vinicius Júnior tocou de trivela para Paquetá, que acionou Luiz Henrique pela direita. Ele driblou a marcação, chutou de canhota e a bola passou perto da trave.
Nos minutos finais, a Venezuela ficou com um a menos em campo devido à expulsão de González. A Seleção tentou o gol da vitória, mas não conseguiu balançar as redes e ficou com um frustrante empate.