Sindicato dos Atletas vai tentar reverter rescisão em massa do elenco do Guarany de Sobral
Entidade está em contato com dois atletas do Bugre para enviar proposta à diretoria sobralense. Clube ainda desconhece a negociaçãoCom os campeonatos paralisados por conta do novo coronavírus, o Guarany de Sobral se encontrou em uma situação bastante difícil e rescindiu o contrato de todos os atletas do time profissional. Do elenco principal, apenas o técnico Washington Luiz permaneceu. Porém, a decisão ainda tem chances de ser revertida pelo Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado do Ceará (SAFECE), que tenta um diálogo entre os atletas e a diretoria do Bugre.
Com exclusividade para Esportes O POVO, o presidente do Sindicato, Marcos Gaúcho, afirmou que enviou uma proposta para o Guarany por meio de dois jogadores do clube. O objetivo, segundo Marcos, é “evitar a demissão em massa no clube de atletas e funcionários”. A entidade ainda aguarda uma resposta da diretoria rubro-negra.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A decisão repentina do Bugre tomou o SAFECE de surpresa. Para a reportagem, Marcos falou que o clube foi “mal assessorado” ao lidar com a situação. O problema teria sido uma informação equivocada: “O Guarany montou uma grande equipe, com estrutura elogiável, pagando salários em dia, e talvez esteja mal assessorado. Chegou ao clube uma que a CBF não daria continuidade aos seus campeonatos nacionais, mas ela nunca falou isso. Só deixou claro que vai fazer os campeonatos de acordo com as datas possíveis”.
O presidente do Sindicato não deu detalhes sobre a proposta, mas afirmou que ela é “simples e direta”. Marcos Gaúcho reforçou que está em posição de esperar uma resposta da diretoria do Bugre: “Estamos aguardando os dois atletas que são nossos interlocutores levarem à diretoria a proposta do Sindicato, já que todos eles têm contrato até novembro. Temos um Campeonato Cearense ‘interminado’. A Federação, imagino que esteja estudando uma maneira de resolver isso”.
“Temos um time (Guarany) muito bom, que jogou de igual pra igual com todo mundo, e um clube que pode chegar num nível de Copa do Nordeste, tá com uma estrutura bacana. Acho que não pode se precipitar. Calma, vamos conversar, sugerir um diálogo com CBF e Federação”, finalizou Marcos
Em contato com a reportagem, o diretor jurídico do Guarany, Thyago Donatto, afirmou que ainda não tomou conhecimento da proposta do Sindicato. Ele diz que o clube está aberto ao diálogo, “embora as condições colocadas são bastante claras. O clube não está disposto a esperar por decisões das Federações ou Confederação. A notícia do adiamento dos Jogos Olímpicos só fortalece a ideia de que a prática esportiva está bastante comprometida no ano. Por mais dura que seja a medida que tomamos, é a mais adequada para o momento”.
Thyago nega a informação de que o clube teria sido notificado pela CBF que todas as competições seriam canceladas: “As entidades não vão se precipitar a dar uma informação dessa considerando que ainda há ao menos um ano inteiro pra poder adaptar as suas competições a um calendário apertado. Mas essa é uma conclusão fácil de tirar diante do cenário atual”. Em 2020, o Guarany joga a Série D do Brasileirão, e o diretor vê que a competição está “toda comprometida devido ao aperto do calendário”.