Ranking do O POVO lista as seleções mais fortes e mais fracas das quartas de final da Copa
Com base nas escolhas de jornalistas do O POVO foi montado um ranking das equipes classificadas às quartas de final do Mundial
21:09 | Jul. 04, 2018
Autor Samuel Pimentel
Tipo
Notícia
Samuel Pimentel
Jornalista no OPOVO
Ver perfil do autor
[FOTO1]A Copa do Mundo começou a afunilar e restam somente as seleções que conseguiram superar os desafios das oitavas de final. Os oito melhores colocados da competição já estão definidos. Dentre esses, quais são os mais fortes e com melhores chances de conquistar o título? Os jornalistas do O POVO escolheram e com base nas preferência de cada um foi montado um ranking das equipes classificadas às quartas de final do Mundial.
Opinaram os jornalistas Fernando Graziani, André Bloc, Ana Flávia Gomes, Brenno Rebouças, Bruno Balacó, Lucas Mota e Igor Cavalcante. Na escolha, foi levado em conta principalmente a qualidade das seleções, como também seu potencial em conquistar as vitórias rumo ao título.
O que fica claro nas escolhas foi a predileção por seleções que estão na mesma chave do Brasil, considerada mais forte. A única unanimidade nas escolhas ficou por conta da Rússia, considerada por todos os jornalistas a seleção mais fraca dessas quartas de final.
Confira o power ranking das quartas de final da Copa do Mundo:
1 - Brasil
O Brasil figura como grande favorito e chega embalado para enfrentar a Bélgica nas quartas de final. O time comandado por Tite vem de três vitórias seguidas por 2 a 0, vê Neymar melhorar suas atuações a cada partida e já não tem a concorrência dos então favoritos europeus, já eliminados precocemente da competição.
2- França
Após iniciou pouco cativante, a França aparece em segundo após ganhar forças com a vitória sobre a atual vice-campeã mundial, a Argentina. Após brilhante atuação de Mbappé, os franceses fizeram quatro gols no time comandado por Messi e se classificaram às quartas de final impondo dura derrota aos hermanos. França chega, ao lado do Brasil, com grande favoritismo à conquita do Mundial.
3- Uruguai
Em jogo baseado na solidez defensiva (a menos vazada, ao lado do Brasil), o Uruguai vem em terceiro na lista. O time chegou às quartas de final com campanha irreparável: passou com tranquilidade num grupo com times de pouca tradição e eliminou Portugal nas oitavas em grande exibição de Cavani, que deve ficar de fora do grande duelo destas quartas de final contra a França.
4- Bélgica
A melhor campanha da primeira fase foi da Bélgica, que ficou em quarto no ranking. Em grupo no qual o grande desafio seria enfrentar a Inglaterra na terceira rodada, a Bélgica, já classificada, poupou os titulares, assim como os ingleses. A vitória suada sobre o Japão assustou àqueles que apostavam suas fichas numa ótima geração de jogadores belgas que após o fracasso na Copa de 2014 buscam seu "lugar ao sol" na Rússia. Para isso, terão de enfrentar seu maior desafio: o Brasil de Neymar e cia.
5- Croácia
Em quinto aparece o organizado time da Croácia, que goleou a Argentina na fase de grupos, e está classificado para as quartas de final da Copa do Mundo após duelo complicado nas oitavas. Após decidir vaga nos pênaltis, o time comandado por Modric enfrenta os anfitriões e grande zebra desta fase, os russos. Na fase anterior, os adversários eliminaram os favoritos espanhóis.
6- Inglaterra
Em sexto, o único campeão do mundo no seu lado da chave, a Inglaterra sobreviveu no embate contra a Colômbia nas oitavas de final. A disputa chegou a ir para as penalidade após o English Team não conseguir segurar o ímpeto sulamericano no tempo normal, sofrendo empate nos acréscimos do tempo normal. A favor dos ingleses nestas quartas de final está o retrospecto do artilheiro desta Copa, Harry Kane, que é a aposta de gol dos ingleses no duelo contra a Suécia.
7- Suécia
Um time sem grande estrela, a Suécia, em penúltimo no ranking feito pelos jornalistas do O POVO, vem surpreendendo nesta Copa do Mundo. Resgatando os bons tempos do futebol sueco, finalista da Copa de 1958, o time chega às quartas de final após liderar o grupo que contava com Alemanha e México, já eliminados. Depois desses grandes feitos, a confiança aumentou e eliminar a Inglaterra se tornou um desejo nem tão difícil como outrora.
8- Rússia
Antes de iniciar a Copa do Mundo poucos acreditariam que a seleção anfitriã fizesse boa campanha. Depois de estrear aplicando sonora goleada, os russos foram abraçados pela torcida e ganharam cada vez mais confiança. Só não conseguiram convencer ainda os jornalistas do O POVO, que colocaram a seleção como a mais fraca dessa fase. Com a classificação às oitavas de final garantida, o duelo contra a Espanha parecia uma inevitável eliminação para os bravos russos que surpreenderam ao conseguirem chegar ao mata-mata. A classificação para as quartas de final, eliminando um dos grandes favoritos, foi uma mostra do quanto o futebol pode surpreender. Mas será que esse time pode continuar a boa campanha? Veremos no sábado, 7, contra a Croácia.
Confira como votou:
Fernando Graziani
1- Brasil
2- França
3- Uruguai
4- Bélgica
5- Inglaterra
6- Suécia
7- Croácia
8- Rússia
Bruno Balacó
1- Brasil
2- França
3- Bélgica
4- Inglaterra
5- Croácia
6- Uruguai
7- Suécia
8- Rússia
Ana Flávia Gomes
1- Brasil
2- França
3- Uruguai
4- Bélgica
5- Croácia
6- Inglaterra
7- Suécia
8- Rússia
André Bloc
1- Brasil
2- Uruguai
3- Bélgica
4- França
5- Croácia
6- Inglaterra
7- Suécia
8- Rússia
Lucas Mota
1- Brasil
2- França
3- Uruguai
4- Bélgica
5- Inglaterra
6- Croácia
7- Suécia
8- Rússia
Brenno Rebouças
1- França
2- Brasil
3- Uruguai
4- Croácia
5- Bélgica
6- Inglaterra
7- Suécia
8- Rússia
Igor Cavalcante
1- Brasil
2- Uruguai
3- França
4- Bélgica
5- Croácia
6- Inglaterra
7- Suécia
8- Rússia