Ferroviário supera sequência difícil e se mantém invicto no Nordestão

O Tubarão da Barra encarou equipes das três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro e, mesmo assim, ainda não foi derrotado na Copa do Nordeste

20:11 | Fev. 15, 2023

Por: Guilherme de Andrade
Registro do confronto entre CSA e Ferroviário, pela terceira rodada da Copa do Nordeste (foto: Lenilson Santos/Ferroviário AC)

Longe dos holofotes no começo da Copa do Nordeste, o Ferroviário vem roubando a cena nas rodadas iniciais da competição regional. A equipe, que é comandada pelo técnico Paulinho Kobayashi, somou cinco de nove pontos possíveis em três rodadas e é o único time cearense invicto no torneio até aqui.

Para além dos pontos somados, a campanha do Tubarão da Barra do Ceará chama ainda mais atenção devido ao nível dos adversários enfrentados até o momento. O escrete coral não teve vida fácil nas primeiras rodadas e encarou equipes de divisões superiores: Ceará (Série B), Bahia (Série A) e CSA (Série C), sendo os dois últimos fora de casa.

Logo na rodada inicial, o Ferroviário teve a missão de encarar o Ceará. O Tubarão levou a melhor no Clássico da Paz e venceu por 3 a 0. Na rodada seguinte, mais uma pedreira: o Bahia, na Arena Fonte Nova. O time cearense não se intimidou com o alto investimento dos baianos e arrancou um ponto precioso fora de casa.

No jogo mais recente, pela terceira rodada, mais um empate com sabor de vitória, de acordo com o próprio técnico Kobayashi. Na noite da última terça-feira, 14, o clube da Barra do Ceará buscou um ponto ao empatar em 1 a 1 contra o CSA, jogando com um jogador a menos, no Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL.

"Empate com sabor de vitória. Temos que parabenizar os atletas, eles buscaram o resultado. Eles não esperam acontecer, eles fazem acontecer. Quando voltamos para o segundo tempo, mudamos o sistema, mudamos a maneira de jogar. Eles entenderam e conseguiram o empate. Parabenizo muito eles porque depois acabamos jogando com um a menos", valorizou Paulinho Kobayashi.

Com os bons resultados, alguns nomes da equipe passam a ter maior destaque. São os casos dos atacantes Erick Pulga e Ciel, e do goleiro Douglas Dias. O último, inclusive, foi o grande personagem do empate diante do CSA ao efetuar diversas defesas. Ele é, também, o arqueiro com o maior número de intervenções difíceis da competição: 9.

Após a sequência contra equipes de divisões superiores, o Ferroviário irá enfrentar um time considerado de mesmo nível. No sábado, 18, o Tubarão encara o Sergipe, às 15h30min, no Estádio Presidente Vargas, pela quarta rodada do Nordestão. Mesmo sendo uma boa oportunidade para somar pontos na competição, o técnico Kobayashi afirmou que a prioridade da equipe é o Cearense.

"São dois jogos (Sergipe e ABC) que eu tenho que pensar também no Campeonato Estadual. O objetivo do clube é conseguir calendário para o ano que vem. A gente pensa em uma situação de rodízio para que os jogadores descansem um pouco mais, jogar menos tempo", revelou.