Copa do Mundo: quais vagas ainda estão em aberto na Seleção Brasileira?
Em meio a certezas e dúvidas, há poucas vagas disponíveis. Entre as indefinições, estão os substitutos de Danilo e Alex Sandro nas laterais, o quarto zagueiro e mais duas peças
11:15 | Set. 28, 2022
O Brasil encerrou a última Data Fifa antes da Copa do Mundo do Catar com duas vitórias. Derrotou Gana por 3 a 0 e bateu a Tunísia por 5 a 1. Com o fim dos amistosos preparatórios, o técnico Tite agora tem como próxima meta definir a lista definitiva de convocados para o Mundial. Os triunfos recentes serviram para o treinador testar peças e consolidar a presença de alguns jogadores.
Em meio a certezas e dúvidas, há poucas vagas disponíveis. Entre as indefinições, estão o substituto de Danilo na lateral-direita, o quarto zagueiro e mais duas peças, que podem ser dois meio-campistas ou um meia e outro atacante.
Os garantidos
Para esta edição da Copa do Mundo, a Fifa ampliou o número de convocados. Até 2018, cada país listava 23 jogadores. Agora, a entidade máxima do futebol permitiu a inscrição de 26 nomes. Para a posição de goleiro, Tite já definiu quem serão os três escolhidos. Alisson, do Liverpool, Éderson, do Manchester City, e Weverton, do Palmeiras. Entre os zagueiros, Thiago Silva, Marquinhos e Éder Militão são esperados na lista final. Na laterais, Danilo e Alex Sandro serão os titulares.
Richarlison, que está no Tottenham, anotou três gols nos últimos dois jogos e se consolidou entre os convocados para o Mundial. Raphinha, do Barcelona, balançou as redes duas vezes contra a Tunísia e vem em uma crescente com a camisa do Brasil, tornando-se uma peça fundamental do esquema de Tite. Vinicius Júnior, que vive grande fase pelo Real Madrid, e Neymar, do PSG, também estão na lista definitiva. No meio-campo, Casemiro é unanimidade. Fred, Fabinho e Paquetá também estarão entre os selecionados de Tite.
Muito perto
No meio-campo, Bruno Guimarães, atualmente no Newcastle, é esperado na lista oficial. No ataque, onde a concorrência é maior, Antony, Rodrygo e Gabriel Jesus também estão bem cotados para a convocação. A ausência do atacante do Arsenal na última Data Fifa foi especulada como uma possível presença na Copa, liberando espaço para testar outros jogadores.
Pedro, do Flamengo, anotou o quinto gol contra a Tunísia e já estava bem cotado para a Copa antes mesmo de ser chamado recentemente. Vivendo boa fase no clube carioca, o atacante está perto da Copa do Mundo.
Os que buscam assegurar vaga
Alguns nomes ainda não estão garantidos no Mundial e buscam convencer o técnico Tite ao longo das próximas semanas em seus respectivos clubes.
A lateral-direita é o principal problema para Tite. Nenhum nome se firmou e o técnico só levou Danilo como jogador da posição na última convocação. No amistoso contra Gana, Militão foi testado no setor.
Aos 39 anos, Daniel Alves, que está no Pumas-MEX, vem enfrentando uma fase complicada no México e acumula atuações ruins, o que dificulta a sua convocação.
Na lateral-esquerda, com a grave lesão de Guilherme Arana, Alex Telles, do Sevilla, e Renan Lodi, do Nottingham Forest, disputam a vaga de reserva de Alex Sandro.
Na defesa, Bremer, da Juventus, Gabriel Magalhães, do Arsenal, e Ibañez, da Roma, disputam a vaga de quarto zagueiro da lista. Everton Ribeiro, do Flamengo, e Coutinho, do Aston Villa, também tentam garantir presença no Mundial. A expectativa é de que Tite convoque os dois meias ou pelo menos um deles.
Roberto Firmino, do Liverpool, era presença constante na Seleção, mas perdeu espaço nos últimos meses pelo momento e a chegada de novos nomes.
Matheus Cunha, que se destacou nas Olimpíadas de Tóquio e vem sendo convocado por Tite, não caiu nas graças do torcedor atuando na Seleção principal e pode perder a vaga para Pedro. Gabriel Barbosa, do Flamengo, e Pedro Raul, do Goiás, foram citados recentemente por Tite e correm por fora em busca de uma vaga.
Cronograma do Brasil
A estreia do Brasil na Copa do Qatar acontecerá dia 24 de novembro, contra a Sérvia, de Dusan Vlahovic e Aleksander Mitrovic. Em seguida, a Seleção encara a Suíça, no dia 28. No terceiro jogo, o adversário será Camarões, em 2 de dezembro. A lista final para a competição está prevista para ser anunciada pela CBF em 7 de novembro. A apresentação do grupo de jogadores será em 14 de novembro.
Sob o comando de Tite, o Brasil disputou 76 partidas, com 57 vitórias, 14 empates e cinco derrotas. No Mundial da Rússia, caiu para a Bélgica nas quartas de final e foi campeão da Copa América 2019. Nas duas eliminatórias que disputou, terminou em primeiro lugar em ambas. Neste período, o Brasil foi vice para a Argentina na Copa América realizada em 2021.