Suécia e Austrália se enfrentam neste sábado por um lugar no pódio da Copa Feminina
Suecas já conquistaram o terceiro lugar em três oportunidades, enquanto que a mandante Austrália chegou pela primeira vez entre as quatro primeiras. Jogo será neste sábado, 19, às 5 horas
10:19 | Ago. 18, 2023
Na penúltima partida da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023, Suécia e Austrália se enfrentarão por um lugar no pódio da competição. A disputa de terceiro lugar será neste sábado, 19, às 5 horas, no Brisbane Stadium.
Com um time experiente e repleto de jogadoras que atuam nas grandes ligas do futebol feminino, a Suécia foi para a Copa com a expectativa de poder conquistar seu primeiro troféu.
A seleção chegou pela quinta vez na semifinal da Copa Feminina - é o país com mais aparições nesta fase sem vencer nenhuma edição. Em 2003, as suecas ficaram com o vice-campeonato. Em 1991, 2011 e 2019, caíram na semi e venceram a disputa de terceiro lugar.
Na fase de grupos, as europeias triunfaram nos três duelos realizados no grupo G, que também tinha África do Sul, Itália e Argentina. O primeiro lugar foi obtido marcando nove gols e sofrendo um.
Nas oitavas, a Suécia superou os Estados Unidos nos pênaltis, após 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação. Foi a primeira vez em que as norte-americanas não ficaram entre as quatro primeiras colocadas de uma Copa Feminina.
Pela fase de quartas, vitória por 2 a 1 contra o Japão. Na semi, as suecas caíram para a Espanha por 2 a 1, com todos os gols saindo nos minutos finais da segunda etapa.
A zagueira Amanda Ilestedt, que atua no Paris Saint-Germain-FRA, é um dos destaques da equipe no certame. A defensora já marcou quatro gols, incluindo o que abriu o placar contra as japonesas.
Outro nome em evidência é o da goleira Zecira Musovic, do Chelsea-ING. A arqueira teve grande atuação no duelo das oitavas, contra os Estados Unidos.
A Austrália, mandante juntamente com a Nova Zelândia, realiza sua melhor campanha na história do torneio. É a primeira seleção da Oceania a chegar entre as quatro melhores da Copa, tanto no feminino quanto no masculino.
Apesar de não ter um histórico vitorioso na competição, o país chegou para esta disputa apostando no fator casa e no talento de suas principais jogadoras.
As australianas avançaram na primeira colocação da chave B, com duas vitórias e uma derrota. Foram sete tentos anotados e quatro sofridos. No primeiro mata-mata, passaram pela Dinamarca com o placar de 2 a 0.
Pelas quartas, ganharam da França nos pênaltis após 0 a 0 com bola rolando. As mandantes perderam para a Inglaterra na semifinal por 3 a 1.
Sam Kerr, atacante do Chelsea-ING, é a atleta de mais destaque do futebol australiano. A jogadora foi eleita pela FIFA a segunda melhor do mundo na premiação de 2021.
Kerr sofreu uma lesão em treino antes do primeiro compromisso de sua seleção e só fez sua estreia nesta Copa nas oitavas. A camisa 20 foi titular pela primeira vez na semi e marcou o gol de empate contra as inglesas, mas as europeias conseguiram ficar com a vaga na decisão.
A final da Copa do Mundo Feminina de 2023 será entre Espanha e Inglaterra. O embate ocorrerá no domingo, 20, às 7 horas, no Estádio Olímpico de Sydney.
Suécia x Austrália
Local: Brisbane Stadium, em Brisbane (Austrália)
Data: sábado, 19 de agosto de 2023
Hora: 5h (horário de Brasília)
Transmissão: SporTV, CazéTV e FIFA+
Prováveis escalações:
Suécia:
Musovic, Bjorn, Ilestedt, Eriksson, e Andersson; Angeldahl, Rubensson, Kaneryd, Asllani e Rolfo; Blackstenius
Técnico: Peter Gerhardsson
Austrália:
Arnold, Carpenter, Hunt, Polkinghorne e Catley; Gorry, Cooney-Cross, Raso e Foord; Fowler e Kerr.
Técnico: Tony Gustavsson