Lautaro Martínez marca na prorrogação e Argentina é campeã da Copa América diante da Colômbia

Partida também foi marcada por um grande tumulto fora do estádio, atrasos e choro de Lionel Messi por lesão durante a despedida de Di María

A Argentina é campeã da Copa América de 2024. Em uma partida marcada por um grande tumulto fora do estádio, atrasos e choro de Lionel Messi por lesão durante a despedida de Di María, a seleção albiceleste bateu a Colômbia por 1 a 0 na madrugada deste domingo, 15, no estádio Hard Rock, nos Estados Unidos. O único gol da partida foi marcado na prorrogação por Lautaro Martínez.  

Antes mesmo de a bola rolar, o jogo já tomava noticiários de todo o mundo e não por bons motivos. Nos arredores do Hard Rock Stadium, na Flórida, centenas de torcedores passaram por transtornos após alguns grupos de pessoas sem ingresso tentarem adentrar na arena esportiva. Por medida de segurança, os organizadores da competição decidiram atrasar o jogo por mais de uma hora até que o problema fosse resolvido.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Antes do início do embate, entretanto, alguns torcedores chegaram a ser pisoteados e confrontos entre torcedores, seguranças e policiais norte-americanos foram registrados.

Dentro de campo, após a bola rolar, a Argentina teve a primeira grande chance do jogo. Aos 41 segundos de jogo, Álvarez finalizou para fora de dentro da área. Mas o ímpeto inicial argentino não ditou o ritmo da partida, que foi desenhada principalmente com finalizações da Colômbia. 

Foi o time comandado por Nestor Lorenzo quem teve a maior posse de bola ofensiva e dentro desse número o grupo criou mais que o dobro de chances de gols que os argentinos. Aos seis minutos, Córdoba colocou uma bola na trave de Dibu Martínez após uma boa jogada entre James Rodriguez e Arias e Carlos Cuesta chegou a ameaçar o gol do argentino com um cabeceio, mas os times foram para o intervalo sem balançar as redes. 

No segundo tempo, em busca de evitar prorrogações, Colômbia e Argentina harmonizaram um jogo ainda mais pegado. Aos dois minutos, uma grande chance foi criada por Arias com um chute de distância após passe de James Rodríguez, mas a finalização foi para fora. Três minutos depois, foi a vez dos argentinos criarem uma boa chegada com Mac Allister, mas o jogador perdeu o tempo de finalização ao passar a bola para Di María. 

O embate ganhou ainda doses de drama. Aos 20 minutos, após sentir uma lesão, Lionel Messi foi substituído por Nico González e ficou aos prantos no banco de reservas. Cinco minutos depois, Montiel também se machucou e teve que deixar a partida para a entrada de Molina. Mesmo assim, a Argentina foi quem protagonizou melhores chances, mas as finalizações de Nico Gonzalez, que chegou a marcar mas teve o tento anulado por impedimento, de Di María ou mesmo de De Paul não impediram que a partida fosse para a prorrogação. 

Como foi a prorrogação

Nos 30 minutos finais de jogo, o técnico Lionel Scaloni promoveu mudanças na Argentina, sacando Mac Allister, Julian Álvarez e Enzo Fernandez para as entradas de Lo Celso, Paredes e Lautaro Martínez. Antes das substituições, a seleção argentina ainda teve uma grande chance com uma finalização de Nico após um bom cruzamento rasteiro de De Paul, mas o goleiro Vargas segurou a bola pouco antes da linha do gol e o grupo colombiano passou a gostar mais do jogo e se arriscar mais.

A entrada de Quintero no lugar de James Rodríguez fez com que o time de Nestor Lorenzo tomasse as principais chances para si, mas foi a mudança albiceleste quem surtiu efeito no placar final na segunda parte. Aos sete minutos da prorrogação, Lautaro Martínez encobriu o goleiro Vargas após uma subida rápida com passes em profundidade de Lo Celso e Paredes, dando assim a glória de uma despedida com título ao Di María, que se aposentou da seleção tricampeã do mundo ao apito final.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar