Jogos no Castelão: clubes devem alterar local ou FCF mudar data de semifinal, diz Governo

Jogos no Castelão: clubes devem alterar local ou FCF mudar data de semifinal, diz Governo

Tabela do Campeonato Cearense aponta jogos de volta da semifinal para o Gigante da Boa Vista, nos próximos dias 8 e 9, o que não respeitaria intervalo mínimo de 66 horas no estádio

A Secretaria do Esporte do Governo do Estado do Ceará, em ofício à Federação Cearense de Futebol (FCF), informou que não vai abrir exceção em relação à determinação do intervalo mínimo de 66 horas entre jogos na Arena Castelão e apresentou duas alternativas para solucionar o impasse das partidas de volta da semifinal do Campeonato Cearense, nos dias 8 e 9 de março: os clubes pedirem mudança de local ou a FCF alterar a data, apurou o Esportes O POVO.

"A presente solicitação se justifica pela urgência em comunicar a alteração aos clubes, uma vez que há partidas agendadas em desacordo com o intervalo mínimo de 66 horas estabelecido na referida portaria", diz trecho do documento assinado por Rogério Pinheiro, titular da pasta.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Clássico das Cores entre Fortaleza e Ferroviário está marcado para o próximo dia 8, às 16h30min, no Gigante da Boa Vista. A tabela da semifinal do Estadual também aponta o jogo Ceará x Maracanã, no dia 9, às 17 horas, para a praça esportiva estadual. De acordo com a portaria publicada pela Sesporte, porém, não haverá permissão para a realização dos confrontos em dias seguidos.

Até o momento, não houve movimentação dos clubes para mudança de estádio — a alternativa seria o PV. De acordo com o regulamento do Manjadinho, por ter melhor campanha que o Tricolor, o Alvinegro tem prioridade de escolher onde mandará a partida — e deverá manter o Castelão. O Leão do Pici tem outro entendimento em relação ao regulamento e quer manter o jogo na Arena.

A outra alternativa sugerida pela Sesporte, que faz referência à alteração de data de um dos jogos, tem um cenário mais complicado. No próximo meio de semana, os clubes entram em campo pela Copa do Nordeste (Fortaleza x Ferroviário, dia 5, e Ceará x América-RN, dia 6), ou seja, não seria possível antecipar. Já no meio de semana seguinte, o Alvinegro entrará em campo pela segunda fase da Copa do Brasil, contra o Confiança, e deverá atuar no Castelão.

Em portaria publicada na última terça-feira, 25, o Governo do Estado já havia pontuado que "na hipótese de sobrevir o eventual agendamento coincidente de jogos na tabela, a definição de qual evento será realizado e/ou o ajuste de nova data caberá à entidade organizadora da respectiva competição, conforme a abrangência de jurisdição do respectivo campeonato".

Confira a íntegra do ofício da Sesporte:

"Em resposta aos ofícios supracitados, que versam sobre a realização das partidas finais do Campeonato Cearense de Futebol 2025 na Arena Castelão, nos dias 08 e 09 de março de 2025, apresentamos as seguintes considerações:

Considerando:

1. O Ofício nº 014/2025, que destaca a prerrogativa do clube mandante na escolha do local da partida, em conformidade com o artigo 149, inciso II, da Lei Geral do Esporte;

2. O Ofício nº 013/2025, que informa a prioridade do Ceará Sporting Club na escolha do estádio, em virtude de sua melhor campanha no campeonato, conforme o artigo 12, parágrafo 3º, do Regulamento Específico da Competição;

3. A alegação de suposta falta de segurança no Ofício nº 012/2025, cuja responsabilidade pela providência e zelo recai sobre o clube mandante, nos termos do artigo 149, caput e incisos, da Lei Geral do Esporte, com a devida comunicação às autoridades competentes;

4. A superveniência da Portaria nº 09/2025 da Sesporte, publicada no Diário Oficial do Estado em 25 de fevereiro de 2025, estabelece o intervalo mínimo de 66 (sessenta e seis) horas entre partidas na Arena Castelão, visando a preservação e o adequado manejo do gramado, necessitando assim, de nova indicação para realização das partidas.

Diante do exposto, solicitamos à Federação Cearense de Futebol – FCF:

Na qualidade de organizadora da competição, com a prerrogativa de regulamentar, fiscalizar e garantir o cumprimento das normas técnicas, que requeira aos clubes envolvidos a indicação de novos locais para as partidas, para atender o atual calendário de jogos, ou ainda, dentro das competências desta conceituada
Federação, alterar uma das datas dos referidos jogos da semifinal do Campeonato Cearense, considerando que o intervalo originalmente informado não atende ao regramento da Portaria nº 09/2025.

A presente solicitação se justifica pela urgência em comunicar a alteração aos clubes, uma vez que há partidas agendadas em desacordo com o intervalo mínimo de 66 horas estabelecido na referida portaria.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar