Campeonato Cearense 2025: confira guia completo do torneio estadual
'Manjadinho' começa neste sábado, 18, com dois jogos disputados: atual campeão, o Ceará, recebendo o Tirol no estádio Presidente Vargas (PV), às 16h30min. Às 17 horas, o Iguatu joga diante do Maracanã no estádio Morenão, em IguatuO Campeonato Cearense de 2025 começará oficialmente neste sábado, 18. Quando a bola Arretada rolar, muitas serão as trajetórias traçadas em uma competição que promete não somente a busca pelo título, mas alta competitividade por vaga em torneios nacionais e regionais.
Na corrida pelo troféu do ‘Manjadinho’, estarão em destaque Ceará e Fortaleza. De um lado, o Vovô vai em busca de honrar a conquista de 2024 e de ter a soberania no Estado. Do outro, o Leão terá como meta voltar a levantar a taça após desperdiçar a chance de hexa inédito. O Ferroviário corre por fora na tentativa de quebrar a hegemonia da dupla do Clássico-Rei, que se alterna na conquista de títulos estaduais desde 1996.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Com diferentes objetivos de permanência na principal divisão do futebol cearense e classificação para torneios regionais e nacionais, Cariri, Iguatu, Floresta, Barbalha, Tirol, Horizonte e Maracanã compõem o restante do Estadual. Em disputa também, dentro do Campeonato, está a Taça Padre Cícero, destinada à melhor campanha de clube do Interior.
O Campeonato Cearense começa neste sábado, 18, com dois jogos disputados. A primeira partida se inicia com o atual campeão, o Ceará, recebendo o Tirol no estádio Presidente Vargas (PV), em Fortaleza, às 16h30min. Às 17 horas, o Iguatu joga diante do Maracanã no estádio Morenão, em Iguatu.
À exceção do Fortaleza, que disputará a primeira rodada com atraso diante do Cariri por conta da participação na Orlando Cup, nos Estados Unidos, os outros times entrarão em campo no domingo, 19. Às 16 horas, o Floresta enfrenta o Barbalha no estádio Domingão, em Horizonte, e o Ferroviário recebe o Horizonte às 18h30min, no PV.
Campeonato Cearense 2025: formato de disputa
O Campeonato Cearense de 2025 tem um formato semelhante ao utilizado nos últimos dois anos. Os dez times participantes foram divididos em dois grupos, sendo eles o A — com Cariri, Ceará, Floresta, Horizonte e Maracanã — e o B — com Iguatu, Barbalha, Tirol, Fortaleza e Ferroviário.
Na primeira fase, cada equipe disputa um único jogo diante dos adversários da chave oposta. Ao final das cinco partidas, os primeiros colocados de cada grupo se classificam direto para as semifinais, enquanto as outras duas vagas serão decididas nas quartas de final entre os segundos e terceiros colocados de cada chaveamento.
As partidas das quartas de final serão disputadas em formato de ida e volta. O time com melhor campanha na primeira fase do certame decide em casa.
Após as definições, as semifinais serão jogadas também em formato de ida e volta. Os classificados do Grupo A decidem um finalista e os do Grupo B o outro, prevalecendo o mando do segundo embate para a equipe com a melhor campanha da primeira fase.
A novidade nessa etapa da competição é que as equipes eliminadas nas semifinais se enfrentarão em jogo único para definir o terceiro colocado, o que será primordial para a classificação em vagas de outros torneios. O mando de campo para esse embate será definido conforme campanha dos times na primeira fase do Cearense.
A final também será decidida em jogos de ida e volta. O time com a melhor campanha, somado o desempenho da primeira fase e semifinal, decide o título como mandante.
Das quartas de final em diante, caso prevaleça o empate no acumulado dos resultados, o vencedor será decidido por saldo de gols e, posteriormente, por pênaltis.
E os rebaixados?
Os quartos e quintos colocados de cada grupo disputarão uma espécie de 'torneio paralelo', conhecido como Quadrangular do Rebaixamento. Em três partidas, as quatro equipes se enfrentam em duelos únicos.
Ao final, os dois melhores em pontuações nessas três partidas estarão garantidos no Campeonato Cearense de 2026, enquanto os dois piores cairão para a Série B do Estadual.
Os critérios de desempate seguirão a seguinte sequência: vitórias, saldo de gols, gols marcados, o time que possui menos cartões vermelhos e a equipe que tiver menos cartões amarelos. Caso os times igualem todos esses critérios, a decisão será feita por sorteio.
Para além da taça: Cearense também oferta vagas em torneios nacionais e regionais
O Campeonato Cearense de 2025 definirá não somente os participantes da próxima edição do Estadual, mas também as vagas cearenses em torneios nacionais e regionais. A equipe que levantar a taça, assim como o segundo colocado, estão confirmados na Copa do Brasil de 2026.
Caso as duas equipes finalistas já estejam confirmadas em alguma das divisões do Brasileirão, o critério da vaga obedecerá a ordem de classificação final do Estadual. Segundo regulamento específico da competição, uma terceira vaga poderá ainda ser disponibilizada caso não ocorra a Taça Fares Lopes ou caso o torneio não obedeça critérios impostos pela CBF.
No cenário nacional, o Campeonato Cearense dispõe ainda aos participantes sem divisão definida três vagas na Série D de 2026. E na Copa do Nordeste, o número de vagas e critérios serão definidos por meio da CBF.
Campeonato Cearense 2025: onde assistir ao vivo à transmissão
As opções para assistir ao Campeonato Cearense são amplas nessa edição da competição. A TV Verdes Mares e a TV Ceará farão transmissão de um jogo por rodada aos sábados, enquanto o site Globo Esporte e o canal do Youtube Goat, um jogo por rodada aos domingos de partidas que envolvam Ceará ou Fortaleza, e de também de partidas durante a semana.
O canal Goat também fará a exibição de um jogo do sábado desde que a partida seja da dupla Clássico-Rei.
Recentemente, a Federação Cearense de Futebol anunciou que a FCF TV, que irá exibir os outros jogos do torneio, ficará responsável pela exibição de todos os embates para fora do Brasil por meio do Youtube.
As Rádios O POVO CBN e O POVO CBN Cariri e o canal do O POVO no Youtube também transmitirão os principais jogos.
Atual campeão, Ceará quer bicampeonato para ter hegemonia local
Após conquistar o estadual de 2024 e quebrar um jejum de cinco anos sem levantar a taça, o Ceará chega para a disputa do Cearense de 2025 não apenas almejando o bicampeonato, mas também retomar a hegemonia do futebol local. Isso porque o Vovô está empatado com o rival Fortaleza em número de títulos: 46 para cada.
Fortaleza aumenta "tropa" estrangeira e tenta retomar hegemonia estadual
Em pré-temporada na Flórida, nos Estados Unidos, o Fortaleza será o último time a estrear no Campeonato Cearense de 2025 e terá uma agenda apertada na primeira fase. Depois de perder a chance de conquistar o inédito hexacampeonato, em 2024, o Tricolor reforçou o elenco para esta temporada, aumentando a "tropa" estrangeira, e quer recuperar a hegemonia caseira no número total de conquistas estaduais.
Em transição para SAF, Ferroviário mira vaga na final
Vivendo um momento de grandes mudanças após a aprovação da constituição da SAF, o Ferroviário quer, no Campeonato Cearense de 2025, finalmente quebrar a hegemonia de Ceará e Fortaleza, que desde 1996 levam o título de campeão estadual. Para alcançar tal feito, a equipe coral chega para o Manjadinho com mudanças que vêm sendo executadas desde a conquista da Taça Fares Lopes.
Após chegar às semis, Maracanã almeja final inédita
Semifinalista em 2024, o Maracanã vem fortalecendo seu projeto a cada nova edição do Campeonato Cearense. Neste ano, por exemplo, o clube almeja repetir ou superar o desempenho da última temporada — o que significa uma disputa de final estadual. Ciente da complexidade do objetivo, a diretoria de futebol, que tem componentes como o ex-atleta Gilmak, se movimentou no mercado e contratou nomes conhecidos no âmbito cearense.
Apostando na força da base, Floresta projeta estar entre os quatro primeiros
Após ter retornado à Série A do Estadual em 2024, a equipe do Floresta busca se consolidar novamente entre os quatro melhores clubes do Campeonato Cearense. No último certame, o time foi eliminado nas quartas de final do torneio.
Tirol projeta permanência na Série A do Cearense
Um projeto que começou focado nas categorias de base, hoje, vislumbra voos mais altos. É com esse pensamento que o Centro de Formação de Atletas Tirol irá realizar sua estreia no Campeonato Cearense de 2025. Fundado no bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza, o Time da Coruja é o atual campeão cearense da Série B, fator esse que o possibilitou de figurar na elite do futebol cearense.
Horizonte foca em consolidação e vagas em torneios nacionais
Em sua segunda temporada consecutiva na elite do Campeonato Cearense, o Horizonte deseja alçar voos maiores na edição de 2025. No ano passado, o time conquistou a permanência no certame estadual após a disputa do Quadrangular do Rebaixamento. Agora, o objetivo do Galo do Tabuleiro é terminar a primeira fase entre os seis primeiros clubes da competição para disputar as quartas de final e conquistar vagas em torneios nacionais.
Iguatu chega ao 4º ano seguido na elite estadual e quer manter solidez
Semifinalista em 2022 e 2023, o Iguatu disputará a Série A do Campeonato Cearense pelo quarto ano consecutivo e mira, mais uma vez, uma campanha sólida no certame, garantindo também calendário nacional para a próxima temporada. O clube do Centro-Sul do Estado passou por reformulação após não conquistar o acesso à Terceira Divisão do Brasileiro no ano passado.
Cariri almeja permanência e quer fazer calendário para 2026
Fundado no final de 2019, o Cariri vive um momento de ascensão e disputará a elite do Campeonato Cearense pela primeira vez em sua história. O clube, que saiu da Série C em 2023, conquistou o acesso na temporada passada ao derrotar o Icasa na semifinal da Série B – a equipe terminou o torneio como vice-campeã após perder a decisão para o Tirol.
Com folha baixa, Barbalha almeja vaga na Série D do Brasileiro
Presença constante na elite do futebol cearense nas últimas temporadas — não disputou apenas em 2021 —, o Barbalha busca, em 2025, superar seus próprios desafios internos para ter um bom rendimento no Campeonato Cearense desta temporada. O Esportes O POVO apurou que a Raposa do Cariri terá a menor folha do Campeonato Cearense, com um valor em torno de R$ 70 mil. Mesmo assim, a agremiação busca apagar a imagem deixada em 2024.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente