Cearense 2025: Fortaleza aumenta "tropa" estrangeira e tenta retomar hegemonia estadual
Após perda do inédito hexacampeonato em 2024, Tricolor do Pici almeja 47ª taça do Manjadinho depois ser igualado pelo rival Ceará e terá elenco reforçado para a temporada
10:42 | Jan. 17, 2025
Em pré-temporada na Flórida, nos Estados Unidos, o Fortaleza será o último time a estrear no Campeonato Cearense de 2025 e terá uma agenda apertada na primeira fase. Depois de perder a chance de conquistar o inédito hexacampeonato, em 2024, o Tricolor reforçou o elenco para esta temporada, aumentando a "tropa" estrangeira, e quer recuperar a hegemonia caseira no número total de conquistas estaduais.
Pentacampeão de 2019 a 2023, o Leão teve a oportunidade no ano passado de levantar a taça do Manjadinho pela sexta vez consecutivo, feito nunca alcançado no futebol cearense. O time de Juan Pablo Vojvoda, porém, foi derrotado nos pênaltis pelo Ceará e, além de perder o troféu, viu o Vovô igualar o número de títulos: 46 para cada lado.
"A gente trata o Campeonato Cearense com muita importância. Nos últimos seis campeonatos, ganhamos cinco, e isso mostra o quanto a gente valoriza esse campeonato e o quanto achamos importante buscar ganhar. Nós, torcedores, somos formados disputando e vencendo títulos estaduais e vivendo essas emoções", ponderou o CEO da SAF do Leão, Marcelo Paz, em entrevista exclusiva ao programa As Frias do Sérgio, da Rádio O POVO CBN.
O time do Pici está no Grupo B do Campeonato Cearense, ao lado de Barbalha, Ferroviário, Iguatu e Tirol. Os duelos cruzam as chaves entre si, ou seja, times do Grupo A enfrentam as equipes do Grupo B. O Tricolor será mandante em três partidas, inclusive no Clássico-Rei, e visitante em outras duas — uma delas já garantida na própria Capital, diante do Floresta.
Agora, em meio ao calendário atribulado — em paralelo, disputará a Copa do Nordeste —, o Fortaleza terá a missão de administrar o elenco para obter bons resultados nas duas competições e chegar à grande decisão. O escrete vermelho-azul-e-branco tem sido finalista do Manjadinho de forma consecutiva desde 2018. O torneio local é bastante valorizado por Vojvoda, que conquistou o primeiro título da carreira no Cearense e já soma três taças.
Na largada desta edição, serão cinco jogos em duas semanas. A primeira fase, portanto, será disputada em um intervalo de 14 dias.
Em razão da viagem para os EUA, onde disputará a Orlando Cup, o Tricolor estreará no Estadual em duelo da segunda rodada, contra o Horizonte, no próximo dia 25 — a partida da primeira rodada será dois dias depois. O fim da etapa de grupos será em 8 de fevereiro, diante do Ceará, no jogo que deverá marcar a abertura do Castelão na temporada 2025.
O Nordestão será a primeira competição oficial no calendário do Leão, mas o Estadual será a primeira a ser concluída, o que pode servir de preparação e avaliação para os principais desafios da temporada: Libertadores e Série A. Para suportar a agenda — que ainda tem a Copa do Brasil — e qualificar o grupo visando conquistar títulos, o Fortaleza anunciou quatro contratações e ainda terá mais.
O goleiro Brenno, o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, o volante Pol Fernández e o atacante Dylan Borrero já foram confirmados pelo Tricolor, que também tem acerto com o defensor Gastón Ávila, do Ajax-GOL, e acordo encaminhado com o experiente David Luiz. Com mais dois argentinos e um colombiano, o elenco passa a ter 11 estrangeiros.
Por outro lado, Vojvoda também sofreu uma baixa relevante: o volante Hércules, um dos principais nomes do time nos últimos anos, foi vendido para o Fluminense por R$ 29 milhões.
Fortaleza Esporte Clube
- Apelido: Leão do Pici e Tricolor de Aço
- Cidade: Fortaleza (CE)
- Fundação: 18/10/1918
- Presidente: Rolim Machado
- Calendário em 2025: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro Série A
Cearense 2025: jogos do Fortaleza na 1ª fase
- 1ª rodada: Fortaleza x Cariri - 27/1 - 20 horas
- 2ª rodada: Horizonte x Fortaleza - 25/1 - 16h30min
- 3ª rodada: Fortaleza x Maracanã - 30/1 - 20 horas
- 4ª rodada: Floresta x Fortaleza - 2/2 - 17 horas
- 5ª rodada: Fortaleza x Ceará - 8/2 - 16h30min