Cearense 2025: em transição para SAF, Ferroviário mira quebra de hegemonia no Estado
Equipe comandada por Tiago Zorro irá estrear diante do Horizonte neste domingo, 19, às 18h30min, no estádio Presidente Vargas, onde já viveu bons momentos neste início de ano
10:46 | Jan. 17, 2025
Vivendo um momento de grandes mudanças após a aprovação da constituição da SAF, o Ferroviário quer, no Campeonato Cearense de 2025, finalmente quebrar a hegemonia de Ceará e Fortaleza, que desde 1996 levam o título de campeão estadual. Para alcançar tal feito, a equipe coral chega para o Manjadinho com mudanças que vêm sendo executadas desde a conquista da Taça Fares Lopes.
A maior delas ocorreu na beira de campo com a saída de Marcelo Vilar e a chegada do português Tiago Zorro. No elenco para 2025, as alterações foram perceptíveis com a permanência de apenas nove atletas que fizeram parte do time campeão da Taça Fares Lopes seguem na Barra — sendo eles: os zagueiros João Cubas e Wesley Junio, o lateral-direito Rikelmy, os meio-campistas Gharib e Janeudo, e os atacantes Ciel, Kiuan, Allanzinho e Rodrigo Fuzil.
O número de contratações foi alta com a chegada de nove reforços, sendo eles os goleiros Silvado e João Vitor; os zagueiros Lucas Ramires e Jefão; o lateral-direito Yohan; os laterais-esquerdos Carlos Junio e Pablo Alves; o meio-campista Willyam Maranhão; e o atacante Christian Eto’o.
Com essa nova base, o Tubarão da Barra já entrou em campo em 2025 e, ainda que tenha demonstrado muito a evoluir, o time conseguiu dois relevantes resultados que o levaram até a fase de grupos da Copa do Nordeste.
Primeiro, diante do Santa Cruz-RN, o Peixe somou uma vitória em 7 a 6 nos pênaltis após um empate em 0 a 0. Depois, contra o Treze, o avanço foi mais tranquilo, com uma vitória por 2 a 0 no tempo regulamentar. Ambas as partidas ocorreram no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza.
Apesar dos bons resultados, na percepção do técnico Tiago Zorro, o Campeonato Cearense será um grande desafio para o Tubarão da Barra, mas o time tem a esperança de fazer uma grande campanha.
“Tudo é possível no futebol, mas sabemos que é muito difícil. Competimos com equipes fortes, de Série A e B. Sabemos também que o Ferroviário atravessa uma fase de transição, queremos melhorar o clube e o time, mas temos a esperança de fazer bem. Vamos um jogo de cada vez, são muitos jogos e, pouco a pouco, vamos fazer o nosso trabalho, queremos competir”, destacou o comandante português.
O Ferroviário irá estrear no Campeonato Cearense diante do Horizonte neste domingo, 19, às 18h30min, no estádio Presidente Vargas.