PM confirma quatro detidos após briga no Clássico-Rei da final do Cearense Sub-20 no PV

Briga generalizada na final do Cearense sub-20 registrou detenções por ameaça, dano ao patrimônio público e corrupção de menor e briga entre torcidas

12:02 | Out. 01, 2024

Por: Lara Santos
Briga generalizada na final do Cearense sub-20 envolveu jogadores, torcedores e funcionários (foto: Reprodução/WhatsApp O POVO)

A confusão generalizada ocorrida após a final do Campeonato Cearense sub-20 entre Fortaleza e Ceará, na noite dessa segunda-feira, 30, no estádio Presidente Vargas (PV), terminou com quatro pessoas detidas, sendo três adultos e um adolescente. Segundo informou a Polícia Militar do Ceará (PMCE) ao Esportes O POVO, a confusão não registrou nenhum ferido.

Os detidos foram encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e indiciados por ameaça, dano ao patrimônio público, corrupção de menor e por participarem de brigas de torcidas, esse último previsto no art. 201 da Lei Geral do Esporte.

A confusão demorou a ser controlada devido ao baixo número de agentes da Polícia Militar presentes no Presidente Vargas. Entretanto, de acordo com a PMCE, o número de agentes disponibilizados para garantir a segurança da partida foi baseado na recomendação do Ministério Público (MPCE), que propôs portões fechados também no jogo de volta, assim como no primeiro duelo

Mesmo com a recomendação, os clubes e a Federação Cearense de Futebol (FCF) acordaram em realizar a partida com a presença dos torcedores, disponibilizando mil entradas para cada torcida. 

Em nota, o Ceará lamentou o episódio de violência envolvendo jogadores e torcedores e afirmou adotar medidas internas para coibir a ocorrência de casos semelhantes. O Fortaleza não se pronunciou sobre o caso. 

Confira a nota na íntegra:

Lamentamos o que aconteceu no Presidente Vargas. Sob nenhuma condição, a violência pode ser justificada, ainda mais em um ambiente que deve ser propulsor da paz e entretenimento coletivo. Em nosso entendimento, a cultura da paz deve ser cultivada já nas nossas categorias de base. Para entender melhor, apuramos o ocorrido com as equipes de segurança presentes no estádio e com os registros feitos pela Vozão TV. Já tomamos internamente medidas para eliminar ações como as de ontem nos nossos jogos.