No PV, Ceará e Fortaleza disputam primeiro jogo da final do Estadual Sub-20

Vale lembrar que a partida ocorrerá com portões fechados para o público devido ao choque de horário com o jogo entre Fortaleza e Bahia pela Série A, que acontece na Arena Castelão

16:12 | Set. 20, 2024

Por: João Vitor Umbelino
Lance do jogo Fortaleza x Ceará, no PV, pelo Campeonato Brasileiro Sub-20 (foto: Lucas Emanuel/FCF)

As equipes sub-20 de Ceará e Fortaleza entram em campo neste sábado, 21, às 16 horas, no Estádio Presidente Vargas, para realizar o primeiro duelo da grande final do Campeonato Cearense Sub-20. O Clássico-Rei não terá presença de público nas arquibancadas e será transmitido pela FCF TV e pela TVC.

O embate será uma reedição da decisão do ano passado, quando o Alvinegro levou a melhor e ficou com a taça. Apesar de serem as duas maiores forças do Estado, esta é apenas a quarta vez que ocorre um Clássico-Rei na final do Estadual sub-20. Na primeira, o Fortaleza se sagrou campeão, em 2011. Nas outras duas, o Ceará saiu vencedor, em 2019 e 2023.

Buscando uma revanche, o Leão superou o Juventus na semifinal, vencendo os dois confrontos — por 4 a 0 e 3 a 1 — e chegando até a decisão com status de melhor campanha geral e melhor ataque na fase de grupos. Já o Vovô derrotou o Ferroviário no outro lado da chave, ganhando o primeiro jogo por 6 a 0 e segurando o empate por 2 a 2 na partida de volta.

No encontro mais recente entre os times sub-20, em julho, o Tricolor bateu o Alvinegro por 3 a 1, pelo Campeonato Brasileiro da categoria, no PV.

A partida deste sábado ocorrerá com portões fechados, segundo portaria publicada pela Federação Cearense de Futebol (FCF). A Polícia Militar informou que não conseguiria estar presente em dois jogos em horários próximos no mesmo dia, já que, às 21 horas, no Castelão, Fortaleza e Bahia se enfrentarão pela Série A.

Como solução, a FCF optou por não alterar a data do confronto do Estadual e realizá-lo sem a presença de torcida. O segundo jogo da final, que acontece no próximo dia 30, terá público, com divisão igualitária de ingressos para as duas torcidas.

Autor de um gol e uma assistência na semifinal, o meio-campista Caio Rafael, do Ceará, projetou um bom jogo contra o rival e espera uma decisão difícil.

“A equipe chega muito focada para mais essa final, é a chance de mais uma conquista aqui no Vozão e isso é muito buscado por todos. Esse título seria o terceiro nos últimos quatro anos e isso será uma marca muito importante para a base do Ceará. Então estamos muito concentrados e esperamos ter uma boa atuação nessa primeira partida” disse o camisa 10 do Vovô, que é bicampeão do Cearense Sub-20.

Do lado tricolor, o discurso é parecido. Comandante da equipe, Léo Porto destacou a importância do embate contra o Alvinegro e espera uma equipe atenta.

"Vão ser dois jogos muito difíceis, o Clássico-Rei costuma ser assim, independentemente de ser na base ou no profissional. Precisamos estar concentrados e dar o nosso melhor. Tivemos uma boa semana de treinos e daremos o nosso máximo", afirmou o treinador do Leão.