Na final do Cearense, torcedores exaltam legado de Alan Neto, o eterno "Trem Bala"

O comunicador e colunista do O POVO foi uma figura emblemática da crônica esportiva cearense. Alan Neto foi lembrado com carinho por torcedores do Ceará e do Fortaleza

19:18 | Abr. 06, 2024

Por: Rangel Diniz
FORTALEZA, CEARÁ, BRASIL, 11.01.2024: Alan Neto, apresentador do Trem Bala. Osvaldo Azim, ex-presidente do Fortaleza, no Trem Bala (foto: FABIO LIMA)

No Clássico-Rei que marcou a grande final do Campeonato Cearense, com o Ceará se sagrando campeão nos pênaltis, na tarde deste sábado, 6, o ícone do jornalismo cearense, Alan Neto, o eterno “Trem Bala”, seria homenageado antes da bola rolar.

O minuto de silêncio simbólico foi impedido pelo atraso ocorrido na partida, mas os torcedores que estiveram no local exprimiram em palavras a saudade do comunicador.

O colunista do O POVO foi uma figura emblemática da crônica esportiva cearense pela sua irreverência e originalidade. Em grandes jogos como o de logo mais, sua análise seria uma das mais esperadas. Hospitalizado desde o fim de janeiro após sofrer um acidente doméstico, Alan morreu na última quarta-feira, 3.

Nos arredores da Arena Castelão – no primeiro Clássico após a morte de Alan, admiradores que estavam nas duas torcidas comentaram, com saudade, a tristeza de não poder ver uma análise do jornalista após a final.

Marcos Mateus, de 29 anos, estava na torcida do Fortaleza e relatou ser triste assistir ao primeiro Clássico-Rei depois de “uma era que o Alan Neto ficou marcado”. Para ele, é um “momento especial” e o confronto sentirá muita saudade da figura que foi o comunicador.

Na torcida do Alvinegro, Luciano Medeiros, de 35 anos, comentou que Alan Neto já faz uma falta enorme. “Era um cara fora de série. Vai fazer muita falta daqui para frente. Creio que, lá de cima, ele tá acompanhando esse grande clássico”, disse.

Rafael Façanha, de 44 anos, também torcedor do Ceará, sempre foi grande fã de Alan e disse que “Aquele dedo girando vai ficar marcado para sempre na história do futebol cearense. I love you ferrão, Alan Neto. A torcida do Ceará tá contigo. Um abraço nessa tua passagem para outra dimensão”.

Torcedor do Tricolor, Luis Acioly, disse que acompanha o futebol cearense assiduamente de 1971, e é fã de Alan desde essa época. “Sou fã do grande Alan Neto, o ‘Trem Bala’, o ‘Príncipe’. Pela primeira vez, depois desses anos todos, vamos acompanhar uma decisão do campeonato, Ceará e Fortaleza sem seus comentários”, contou.

“É uma grande tristeza. Hoje, é uma grande festa no Castelão, mas acompanha uma grande tristeza. Sei que ele está vendo esse jogo lá juntinho de Deus no céu, igual um campeão”, completou.

Aberto ao público, o velório do icônico jornalista ocorreu na manhã desta quinta-feira, 4, e reuniu familiares, amigos, admiradores, grandes personagens da mídia esportiva e autoridades. No mesmo dia, também foi realizada uma missa no período da tarde, com o sepultamento – esse fechado à família – ocorrendo no período da noite.

No O POVO, Alan Neto mantinha textos sobre o futebol cearense em sua coluna, de segunda a sábado, uma das mais lidas do grupo. Aos domingos, ele escrevia uma coluna sobre os bastidores da política cearense.

O jornalista também apresentava o famoso programa Trem Bala no canal do O POVO no Youtube e na Rádio O POVO CBN.

Alan Neto, entrevistado para as Páginas Azuis do O POVO

Sincero e bem-humorado, o jornalista narrou sua trajetória quando foi o entrevistado das Páginas Azuis do O POVO, principal espaço de entrevistas do jornal. O eterno Trem Bala contou bastidores da sua carreira, os causos no jornalismo e os momentos marcantes.