Fortaleza sai atrás, mas busca empate contra o Maracanã no jogo de ida da semi do Estadual
Equipe de Maracanaú abriu o placar com Guilherme, aos 8 minutos do primeiro tempo, e o Leão deixou tudo igual aos 13 minutos da segunda etapa, com Lucero
19:03 | Mar. 10, 2024
Fortaleza e Maracanã empataram em 1 a 1 na tarde deste domingo, 10, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Cearense. Em um jogo burocrático, a equipe de Maracanaú abriu o placar com Guilherme, aos 8 minutos do primeiro tempo, e o Leão deixou tudo igual aos 13 minutos da segunda etapa, com Lucero.
Com o resultado, a decisão de quem se classifica para a final fica totalmente para o jogo de volta, que ocorre no próximo domingo, 17, às 17 horas, na Arena Castelão, com mando de campo para o Tricolor do Pici.
Como foi Maracanã x Fortaleza
Nos primeiros momentos do jogo, o Fortaleza demonstrou domínio ofensivo, mas baixa efetividade. Aos seis minutos, por exemplo, a equipe já havia criado três chances de gols com Marinho — duas vezes — e Lucero, mas os atacante finalizaram para fora do gol de Léo Recife.
Do outro lado do campo, sabendo que teria poucas oportunidades, o Maracanã foi letal na primeira finalização que fez. Aos oito minutos, após cobrança de escanteio, o camisa 13, Guilherme, cabeceou forte o suficiente para João Ricardo não conseguir defender o tento e abriu o marcador na Arena Castelão.
Contrariado com o gol tomado, o Fortaleza seguiu em busca do empate, mas não o alcançou até o apito de intervalo. Nos 45 minutos iniciais, a equipe comandada por Vojvoda teve as principais finalizações e a posse de bola, mas não conseguia se encontrar no último passe ou nos chutes ao gol.
No segundo tempo, a narrativa da partida mudou. Com as saídas de Pochettino e Machuca para as entradas de Kervin e Moisés, respectivamente, o Leão passou a se encontrar mais no ataque. Aos dois minutos, Marinho e Lucero voltaram a protagonizar uma grande oportunidade de gol, mas Mateus Maranguape afastou o perigo quase de cima da linha do gol.
Aos 13 minutos, no entanto, o defensor não conseguiu segurar Lucero, que após um cruzamento de Tinga cabeceou para deixar tudo igual no Gigante da Boa Vista.
Com o placar aberto, o Fortaleza ficou mais tranquilo na partida. Apesar de seguir protagonizando os principais momentos do jogo, e com a entrada de Thiago Galhardo e Pedro Rocha, a equipe não conseguiu somalizar uma virada. O Maracanã buscou retomar a vantagem, mas ambas as equipes saíram do estádio com a igualdade de 1 a 1 no marcador.
Pedido por justiça após atentado
Em um ato de protesto e busca por justiça, o Fortaleza entrou em campo para a partida vestindo uma camisa com marcas de sangue e a frase "1,5 centímetros" nas costas. O número se refere à distância que quase levou à fatalidade de um dos jogadores que foi ferido na cabeça em um atentado criminoso sofrido pela equipe e promovido por torcedores do Sport, em Recife.
A comissão técnica também subiu ao gramado vestida com a camisa, reforçando a indignação do clube e da torcida com a falta de respostas e de prisões dos responsáveis pelo ataque. Até o momento, ninguém foi preso.