Clássico-Rei pela 5ª rodada do Campeonato Cearense não terá VAR

Vovô e Leão se enfrentam pela primeira vez em 2024 neste sábado, 17, às 16h40min, na Arena Castelão

15:24 | Fev. 13, 2024

Por: Iara Costa
VAR não foi utilizado no primeiro Clássico-Rei de 2024. (foto: Julio Caesar/O POVO)

Válido pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Cearense, o Clássico-Rei entre Fortaleza e Ceará que ocorrerá neste sábado, 17, às 16h40min, na Arena Castelão, não terá arbitragem de vídeo. A informação foi dada pelo presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Cearense de Futebol (FCF), Paulo Silvio, em entrevista ao programa Trem Bala, do canal do Youtube do O POVO

De acordo com o profissional, a tecnologia foi oferecida aos clubes, mas não houve qualquer manifestação de intenção dos times pelo uso do equipamento. Por este motivo, o embate irá ocorrer sem o auxílio da arbitragem de vídeo.

"A gente ofereceu a tecnologia, colocamos à disposição caso fosse necessário, mas não houve nenhuma intenção dos clubes e isso é uma decisão dos clubes, pois quem paga a conta é o clube. Não posso colocar sem consultá-los. Não houve uma compreensão para que fosse colocado o VAR nessa partida e, para esse jogo, não há mais tempo hábil para isso. Precisa de autorização, tempo para solicitar o uso da tecnologia. Precisamos mandar ofício para Fifa, para que se autorize o uso da tecnologia, e já perdemos o prazo", explicou Paulo.

A arbitragem de vídeo está garantida nas fases semifinais e nas finais do Campeonato Cearense de 2024. Conforme regulamento, os clubes podem utilizar o VAR na primeira fase do certame desde que a ferramenta seja também utilizada nos outros jogos da mesma respectiva rodada/fase da competição

No geral, o uso da tecnologia custa cerca de R$ 25 mil, não incluso no valor as diárias e outras taxas dos três árbitros, do observador e do 'Quality Manager' que trabalham na operação do equipamento.

No Trem Bala, Paulo Silvio ressaltou a importância do uso da tecnologia, mas também frisou que o alto custo é um empecilho no que diz respeito a utilização do aparato em toda e qualquer partida.  

"O VAR é um assistente imprescindível da arbitragem hoje, mas infelizmente hoje a gente esbarra na questão do financeiro. Não há como colocar a tecnologia em todas as competições e ainda é caro para competições estaduais. Para se ter ideia, só a tecnologia custa R$ 25 mil por jogo. Para competições estaduais, é um custo alto para clubes que teriam que arcar com esse valor", salientou.

Com arbitragem local

Além de falar sobre a ausência da arbitragem de vídeo, Paulo Silvio também revelou no Trem Bala desta terça-feira, 13, que a arbitragem de todos os jogos da quinta rodada do Campeonato Cearense será composta por árbitros cearenses. Apesar do Clássico-Rei, o profissional acentuou que não houve qualquer pedido de Fortaleza ou Ceará para que um quadro de arbitragem de fora do Estado fosse contratado. Anteriormente, os clubes da capital já haviam solicitado em clássicos do certame estadual que fosse utilizada uma equipe de arbitragem de outro local e que o VAR fosse utilizado. 

Outros detalhes serão decididos na tarde desta terça-feira, 13, em audiência pública referente a arbitragem de todos os jogos da quinta rodada do torneio estadual.

Assista ao Trem Bala de hoje, 13: