De título a rebaixamento: saiba os cenários da última rodada do Brasileirão Série A 2024

Seis times conhecerão o seu futuro para a próxima temporada por volta de 18 horas, horário que deve terminar as partidas, que começam simultaneamente às 16 horas.

10:57 | Dez. 06, 2024

Por: João Vitor Umbelino
Palmeiras e Botafogo disputam o título do Campeonato Brasileiro Série A (foto: Reprodução/ Cesar Greco/SEP | Vitor Silva/Botafogo)

A última rodada do Campeonato Brasileiro Série A de 2024 promete trazer grandes emoções na tarde do domingo, 8. Entre a consagração de campeão brasileiro e pesadelo do rebaixamento, seis times conhecerão o seu futuro para a próxima temporada por volta de 18 horas, horário que deve terminar as partidas, que começam simultaneamente às 16 horas.

No topo da tabela, Botafogo e Palmeiras disputam o título nacional da primeira divisão. Líder com três pontos de diferença para o Verdão, o Glorioso precisa de apenas um empate em casa contra o São Paulo para se sagrar campeão.

Já o Palmeiras não depende só de si. Se quiser levantar a taça após o apito final, o time paulista precisa não só vencer o seu duelo contra o Fluminense, no Allianz Parque, como também torcer por uma derrota do Botafogo contra o Soberano.

Na penúltima rodada, o clube carioca venceu o confronto direto contra o Verdão e disparou na frente, se colocando em um cenário mais confortável e se aproximando do título nacional.

Briga contra o rebaixamento

Resta apenas uma vaga para definir quais serão os quatro times rebaixados que jogarão a Série B do Campeonato Brasileiro – Atlético-GO, Cuiabá e Criciúma já estão matematicamente rebaixados. Nesta resistente briga contra o descenso estão ainda quatro times: Athletico-PR, Atlético-MG, Bragantino e Fluminense.

Atualmente, o Bragantino é quem figura na 17ª posição, tendo se mantido vivo após vencer o Athletico-PR, atual 18º, fora de casa. Com o triunfo, a equipe de Bragança Paulista chegou aos 41 pontos e pode chegar a 44 caso vença o Criciúma jogando como mandante.

Sendo assim, se o time paulista realmente chegar aos 44 pontos, o Atlético-MG, que possui a mesma pontuação, pode acabar sendo rebaixado em caso de derrota para o Athletico-PR e uma combinação de resultados.

Para que isso aconteça, ainda seria necessário no mínimo um empate do Fluminense contra o Palmeiras. Dessa forma, os três times – Atlético-MG, Bragantino e Fluminense – estariam com 44 pontos conquistados, mas os critérios de desempate – número de vitórias e saldo de gols – resultariam no descenso do Galo para a Série B.

O fato é que, no domingo, 8, às 16 horas, com todos os jogos acontecendo de forma simultânea, ainda há muita posição para ser definida e quando o relógio indicar 18 horas, uma torcida terá a emoção de ser campeã, enquanto uma outra provará o gosto amargo do rebaixamento.