Pachuca: tudo sobre o time que o Botafogo enfrenta no Mundial
O Botafogo duela contra o Pachuca nesta quarta-feira, 11, em disputa inédita. Conheça a história do clube mexicano, veja títulos e saiba mais sobre o timeO Botafogo enfrenta o Pachuca do México nesta quarta-feira, 11, em Doha, no Catar, valendo uma vaga na semifinal da renascida Copa Intercontinental da Fifa. A competição reúne os campeões dos principais torneios internacionais de clubes de 2024.
O confronto com o Botafogo é aguardado pelos torcedores do Pachuca e será o primeiro duelo entre os clubes. Ele é oficialmente chamado de 'Dérbi das Américas' e equivale às quartas de final.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf de 2024, o time mexicano tem como principal referência no ataque o venezuelano Salomón Rondón. Conheça a história do Pachuca, veja títulos e mais sobre o time.
Copa Intercontinental 2024 ao vivo: como assistir online e na TV? VEJA
Pachuca: história do clube mexicano
Pachuca é um time de 132 anos fundado em 1 de novembro de 1892 em uma cidade de mesmo nome. Seu estádio é o Hidalgo com capacidade para 32 mil lugares. Suas cores são azul e branco.
O empresário de 67 anos Jesús Martínez Patiño foi quem pagou cerca de 100 mil dólares ao governo do estado de Hildago para assumir o controle do clube em 1995. Patiño vendia pipocas em um terminal rodoviário e posteriormente foi estudar administração.
Segundo a ESPN, ele era apaixonado pelo time que estava estagnado na segunda divisão até caiu para a terceira. Mas a nova administração conseguiu levar os Tuzos para a primeira divisão e investir na formação de novos jogadores, descobrindo talentos.
Pachuca já participou da Copa Sul Americana
Mesmo fazendo parte da Concacaf, que administra o futebol norte-americano, o clube foi convidado para disputar a Copa Sudamericana 2006 e foi campeão. Pachuca foi o primeiro e único clube de fora da Conmebol a vencer um torneio da entidade.
Pachuca: títulos e destaques
Além da conquista inédita, o time já ganhou nove títulos no campeonato mexicano. Ele também ganhou seis vezes a Copa dos Campeões da Concacaf e participou, pela primeira vez em sua história, da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, no final de 2007.
Como campeão da Copa dos Campeões da Concacaf e da Superliga (ambos os títulos conquistados em 2007), o Pachuca foi convidado para participar do primeiro Campeonato Pan-Pacífico, realizado em 2008, mas recusou o convite.
Premiação da Copa Intercontinental 2024: quanto cada clube ganha? CONFIRA
Pachuca: como chega o time para enfrentar o Botafogo
Os 'Los Tuzos' buscam agora limpar sua imagem após fecharem o torneio Apertura do México na penúltima posição, com apenas três vitórias em 17 jogos. Atual campeão da Champions League, o Pachuca chega em um momento diferente do time que foi campeão em junho deste ano.
Sem atividade há um mês, a equipe comandada pelo técnico uruguaio Guillermo Almada mistura jovens promissores, como o meio-campista mexicano Elías Montiel, com jogadores experientes, como o atacante venezuelano Salomón Rondón.
Escalação
- Carlos Moreno
- Carlos Sánchez, Gustavo Cabral, Sergio Barreto, Bryan González
- Elías Montiel, Pedro Pedraza
- Alfonso González, Nelson Deossa, Oussama Idrissi
- Salomón Rondón
- Técnico: Guillermo Almada