Brasileirão 2025: quais times disputarão a Série A e Série B?
Definição de equipes que irão jogar a primeira e a segunda divisão do futebol brasileirão ocorreu neste domingo, 8, com o encerramento da Série A de 2024O final da Série A do Campeonato Brasileiro, o Brasileirão, de 2024 definiu não somente o título do Botafogo neste domingo, 8, mas também os próximos participantes das duas primeiras divisões do futebol nacional.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Da Série B para a Série A, a elite do futebol brasileiro, ascenderam Santos, Mirassol, Sport e Ceará. As outras 16 vagas foram definidas pelos 16 primeiros colocados na Série A 2024, ficando o 14°, 15° e 16° indefinidos até a rodada final, a 38ª, que ocorreu neste domingo.
Atlético-MG, Atlético-PR, Fluminense, Juventude e RB Bragantino chegaram na rodada final com chances de cair. O Galo venceu o Furacão no confronto direto que rebaixou o time paranaense. O Bragantino, que começou a rodada decisiva no Z-4, goleou o já rebaixado Criciúma. Por sua vez, o Fluminense não só escapou com a vitória sobre o vice-campeão Palmeiras, mas também conquistou a vaga para a Copa Sul-Americana.
Com os rebaixamentos de Athletico-PR, Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá, a Série B teve então seus participantes fechados para 2025. Conquistaram o acesso da Série C para a Série B: Remo, Volta Redonda, Ferroviária e Athletic; e permaneceram na segunda divisão: Novorizontino, Goiás, Operário, América-MG, Vila Nova, Avaí, Amazonas, Coritiba, Paysandu, Botafogo-SP, Chapecoense e CRB.
Times classificados para a Série A 2025
- Bahia
- Botafogo
- Ceará
- Corinthians
- Cruzeiro
- Flamengo
- Fortaleza
- Grêmio
- Internacional
- Juventude
- Mirassol
- Palmeiras
- Santos
- São Paulo
- Sport
- Vasco
- Vitória
- Atlético-MG
- Fluminense
- Grêmio
- Juventude
- RB Bragantino
Times classificados para a Série B 2025
- Amazonas
- América-MG
- Athletic
- Athletico-PR
- Atlético-GO
- Avaí
- Botafogo-SP
- Chapecoense
- Coritiba
- CRB
- Criciúma
- Cuiabá
- Ferroviária
- Goiás
- Novorizontino
- Operário
- Paysandu
- Remo
- Vila Nova
- Volta Redonda