Botafogo x Atlético-MG: tudo sobre a final da Libertadores 2024
Final da Libertadores 2024 será entre Atlético-MG e Botafogo; veja quando será, local, onde assistir, retrospecto, vaga na mundial e maisPrincipal torneio do futebol sul-americano, a Copa Libertadores 2024 terá a final entre duas equipes brasileiras: Botafogo e Atlético-MG.
Local, data e horário do confronto também já foram definidos: a partida acontecerá no Monumental de Núñez, na Argentina, em 30 de novembro (domingo), às 16 horas (horário de Brasília). Esta será a sexta edição com decisão em jogo único e a 64ª final do torneio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Técnicos portugueses e argentinos crescem em finais do continente; SAIBA MAIS
Será também a sexta vez em que duas equipes brasileiras disputam a final. Além disso, o campeão garantirá vaga no ‘Super Mundial’ de Clubes de 2025. Palmeiras, Flamengo e Fluminense, últimos campeões da Libertadores, já asseguraram suas vagas no torneio.
Final da Libertadores 2024: Quando e onde será Botafogo x Atlético-MG?
Antes da definição dos finalistas, a Conmebol já havia escolhido o local da final. O Monumental de Núñez, maior palco do futebol sul-americano, tem capacidade para 84.567 pessoas e receberá o jogo decisivo em 30 de novembro. Os ingressos já estão sendo vendidos.
Foi cogitada uma mudança para o Brasil, a fim de facilitar o acesso dos torcedores brasileiros, mas a Conmebol prontamente decidiu manter a partida na Argentina.
Final da Libertadores 2024: onde assistir ao vivo
A transmissão da final será feita por diversos canais, tanto de TV fechada quanto aberta. Nos serviços de streaming, a final estará disponível na Disney+ e Paramount+.
- Globo: TV aberta
- ESPN: TV fechada
- Disney+: streaming
- Paramount+: streaming
- Globoplay: streaming
Final da Libertadores 2024: destaques das equipes
Botafogo
O sistema ofensivo do Botafogo é um dos grandes destaques da equipe, com pontas ágeis como Savarino e Luiz Henrique, que são as principais válvulas de escape e são abastecidos pelo habilidoso meia argentino Almada.
No ataque, Igor Jesus, inicialmente desacreditado, tornou-se uma surpresa e atualmente é um dos artilheiros da equipe. Além de ser destaque no clube, ele já tem presença recorrente na Seleção Brasileira.
A defesa do Botafogo também é sólida. Com a recente chegada de Alex Telles, a equipe se fortaleceu após a lesão do lateral titular. A dupla de zaga formada por Bastos e Barboza possui grande sinergia, chegando a deixar o zagueiro Adryelson no banco.
Atlético-MG
Assim como o Botafogo, o Atlético-MG também conta com um centroavante em destaque. Deyverson, que chegou ao clube após uma saída conturbada do Cuiabá, tem sido fundamental, especialmente após seus gols contra o River Plate na semifinal da Libertadores, garantindo ao Atlético-MG um resultado confortável na ida.
A dupla Hulk e Paulinho também merece atenção. Hulk, com seu toque refinado, experiência e físico, é especialista em bola parada, sendo perigoso em qualquer parte do campo de ataque.
Final da Libertadores 2024: sexta final brasileira
Esta será a sexta vez que duas equipes brasileiras decidem a final da Libertadores, algo que se tornou mais comum desde que a Conmebol adotou o modelo de finais únicas. Em 2024, o Atlético-MG eliminou o River Plate na semifinal, enquanto o Botafogo superou o Peñarol.
Premiação da Libertadores 2024: VEJA quanto ganha o campeão
Relembre todas as finais de Libertadores decididas entre brasileiros:
- São Paulo 5 x 1 Athletico-PR (2005) - 1 a 1 na ida e 4 a 0 para o São Paulo na volta
- Internacional 4 x 2 São Paulo (2006) - 2 a 1 para o Inter na ida e 2 a 2 na volta
- Palmeiras 1 x 0 Santos (2020) - 1 a 0 para o Palmeiras, com gol de Breno Lopes na prorrogação
- Palmeiras 2 x 1 Flamengo (2021) - 2 a 1, com Deyverson marcando o gol decisivo na prorrogação
- Flamengo 1 x 0 Athletico-PR (2022) - 1 a 0, com Gabigol marcando o gol decisivo
- Atlético-MG x Botafogo (2024)
Final da Libertadores 2024: retrospecto entre Botafogo e Atlético-MG
Botafogo e Atlético-MG têm um histórico de 83 confrontos. O clube carioca lidera com 36 vitórias, enquanto o clube mineiro venceu 27 vezes, além de 20 empates.
Nos 12 confrontos eliminatórios, o Botafogo também leva vantagem, com oito vitórias contra quatro do Atlético-MG.
Final da Libertadores 2024: vaga no Mundial
Além da vaga no ‘Super Mundial’ em 2025, o campeão desta Libertadores garantirá participação na Copa Intercontinental 2024, uma versão renovada do antigo Mundial de Clubes.
O campeão enfrentará o Pachuca, em 11 de dezembro, em Doha, no Qatar. Quem vencer este confronto jogará contra o Al Ahly, do Egito, em 14 de dezembro. A final está marcada contra o Real Madrid, em 18 de dezembro, em Lusail.