Libertad x Cruzeiro: Narrador usa termo racista durante transmissão

Fala aconteceu na última quinta-feira em jogo válido pela Sula. A SamucaTV, canal no YouTube dedicado ao futebol, se desculpou ainda na transmissão

12:34 | Set. 21, 2024

Por: Carlos Viana
O narrador Alberto Rodrigues, conhecido como Vibrante, usou dois termos racistas durante transmissão da Samuca TV (foto: Reprodução/ Instagram @ovibrante)

Durante a transmissão da partida Libertad 0 x 2 Cruzeiro, jogo da Sul-Americana ocorrido na noite desta quinta, 19, o narrador da Samuca TV Alberto Rodrigues, conhecido como “Vibrante”, usou dois termos racistas.

Durante o aquecimento de um dos reservas do Cruzeiro, que é negro, “Vibrante” usou o termo "coloured", que, em inglês, significa “colorido”. No entanto, a expressão era utilizada nos Estados Unidos de forma pejorativa para classificar pessoas negras.

Os colegas de transmissão não entenderam a expressão e, então, Alberto usou a palavra “escurinho” para explicar o que queria falar.

Enquanto o jogador se aquecia, Alberto indagou: "Esse 'coloured' que está fazendo... quem que é esse do Cruzeiro, o 'coloured', aí, Samuel Venâncio?", dirigindo-se a Samuel Venâncio, companheiro de jornada e dono do canal do YouTube dedicado ao futebol.

Sem entender a expressão usada por Rodrigues, Samuel citou alguns jogadores que estavam se preparando para entrarem em campo.

Alberto, então, voltou a usar a expressão racista para se referir ao jogador, que não teve o nome revelado. "Não, aquele 'coloured' que eu queria saber quem que é. O 'coloured' é aquele escurinho ali, ó. [...] Não anotei os reservas do Cruzeiro aí. [...] Coloured é coloured!"

Ainda durante a live, Samuel usou o microfone para pedir desculpas pelo ocorrido:

"A gente, como comunicador, tem um papel muito importante. Todo mundo acompanhou o que aconteceu durante o 1° tempo. Estou em nome da SamucaTV para fazer um pedido de desculpas por duas expressões que o nosso Alberto Rodrigues usou se remetendo à cor. Ele usou 'coloured' e 'escurinho'. Isso foi um ato que a gente não tem que praticar, que é o racismo."

Samuel seguiu: "É uma atitude que a gente não pode compactuar. Fica aqui o pedido de desculpas da SamucaTV e, independentemente da idade, a gente segue aprendendo a cada dia".

"Foi um ato ruim, de racismo, que a gente cometeu. Em nome da SamucaTV, fica o pedido de desculpas. A gente segue sempre aprendendo com essa situação que acontece a cada dia na nossa sociedade", finalizou.

Após o episódio, não foi informado se o canal do YouTube irá tomar alguma providência em relação ao narrador.