Serginho: como Izquierdo, brasileiro também morreu após jogo no Morumbi

O caso ocorreu quase 20 anos antes da morte de Izquierdo, que sofreu arritmia cardíaca também em um jogo contra o time paulista. Entenda o que aconteceu

O futebol vive um momento de luto após a morte do jogador uruguaio Juan Izquierdo, nessa terça-feira, 27. O jogador passou mal em campo e faleceu após cinco dias internado. No entanto, não é a primeira vez que um caso assim ocorre no gramado do MorumBIS, na capital paulista.

Durante uma partida em 27 de outubro de 2004 do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Serginho do São Caetano caiu desacordado devido a um mal súbito em uma partida contra o São Paulo. Horas depois, ele faleceu no Hospital São Luiz.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O caso ocorreu quase 20 anos antes da morte de Izquierdo, que sofreu arritmia cardíaca também em um jogo contra o time paulista. Entenda o que aconteceu.

O que aconteceu com Serginho na partida no Morumbi?

Serginho faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória ao cair no gramado desacordado aos 14 minutos do segundo tempo de uma partida entre São Caetano e São Paulo. Ainda no gramado, ele recebeu os primeiros socorros.

Médicos tentaram reanimá-lo usando massagem cardíaca e respiração boca-boca. O jogador foi transportado para o centro médico MorumBIS, onde foi reanimado. De lá, ele foi encaminhado para o Hospital São Luiz. Horas depois, sua morte foi confirmada.

Questões judiciais após o caso

O zagueiro foi diagnosticado com uma leve arritmia em um exame realizado no Instituto do Coração (Incor) oito meses antes de sua morte. A condição do jogador não era perigosa ou impedia o jogo, conforme o médico do São Caetano na época, Paulo Donizetti Forte.

O promotor Rogério Zagallo apresentou denúncias contra Paulo Forte e Nairo Ferreira de Souza, presidente do São Caetano, por homicídio com dolo eventual. A avaliação era de que eles assumiram o risco de o jogador falecer ao não o afastar.

A denúncia, porém, foi desqualificada pelo Superior Tribunal Federal (STF) para homicídio culposo. Ambos foram absolvidos, e o caso foi arquivado. O São Caetano foi punido em 24 pontos, o equivalente a oito vitórias no campeonato, porém o time não foi rebaixado na época.

ACESSE o canal de transmissão de notícias do Esportes O POVO no WhatsApp

Quem era o jogador do São Caetano que morreu após partida no Morumbi?

Paulo Sérgio Oliveira da Silva, mais conhecido como Serginho, nasceu em Vitória, em 19 de outubro de 1974, e atuava como zagueiro.

Ele começou a jogar no Social, de Coronel Fabriciano, Minas Gerais. Passou também por Ipatinga-MG, Patrocinense-MG, Araçatuba, Democrata-MG, Mogi Mirim e Araçatuba antes de chegar ao São Caetano. Sua principal conquista no futebol aconteceu meses antes de sua morte, o Campeonato Paulista de 2004.

Casado com Helaine Cunha, Serginho deixou um filho que tinha 4 anos na época.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

STF

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar