Dorival cita importância da Copa América em reconstrução da Seleção: "Se assemelha à Copa do Mundo"

Torneio será disputado nos Estados Unidos. entre os dias 20 de junho e 14 de julho

14:51 | Mai. 11, 2024

Por: Gazeta Esportiva
Técnico Dorival Júnior no amistoso Espanha x Brasil, no Santiago Bernabéu (foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Dorival Júnior já tem a lista dos jogadores que vão disputar a Copa América de 2024. O técnico divulgou os 23 nomes que vestirão a Amarelinha nos Estados Unidos. entre os dias 20 de junho e 14 de julho, nesta sexta-feira, 10.

O experiente treinador destacou a importância da competição para o Brasil, que vive um momento de reconstrução. Na sua visão, aliás, o torneio pode ser comparado a uma Copa do Mundo.

“É uma competição importante, que nos dará essa proximidade com uma Copa do Mundo. Será um referencial. Cada jogador que vista essa camisa tem que entregar o seu melhor. Estamos totalmente debruçados em cima da Seleção Brasileira. Será assim até a nossa estreia na Copa daqui a dois anos. Sentimos nos brasileiros colocações de satisfação e prazer após os amistosos. É esse o resgate que queremos. Queremos que todos participem desse processo de recuperação. A Seleção tem uma obrigação muito grande, é uma responsabilidade enorme. Temos que fazer o máximo para passar dignidade ao torcedor, que ele tenha prazer de vivenciar a Seleção”, disse.

“Teremos uma competição que demanda um longo tempo juntos. Essa equipe vai poder adquirir tudo aquilo que imaginamos. Espero que essa resposta aconteça em campo. O trabalho vai ser intenso em busca de um equilíbrio e da melhor performance possível. Típica competição que se assemelha muito a uma Copa do Mundo em relação ao período em que estaremos juntos. Espero que levemos até a última partida. Essa é a confiança. Esse grupo está montado para isso”, ampliou.

"Vamos fazer uma competição por etapas. Tentar ser a melhor equipe possível na primeira fase, esse é o primeiro grande desafio. Teremos um tempo de trabalho para melhorar o que foi apresentado nos dois amistosos iniciais. Tudo é questão de tempo e paciência”, completou.

Antes da Copa América, a Seleção Brasileira terá dois amistosos, contra o México dia 8 de junho, no Kyle Field, no Texas (EUA), e contra os Estados Unidos no dia 12, no Camping World Stadium, em Orlando (EUA).

O Brasil larga na Copa América no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Los Angeles (EUA). Na sequência, a equipe encara o Paraguai, no dia 28 do mesmo mês, e a Colômbia, em 2 de julho.

A Seleção não vence um jogo oficial desde o dia 12 de setembro, quando superou o Peru, por 1 a 0, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Desde então, foram três derrotas e um empate.