De volta à seleção, Richarlison destaca ajuda psicológica: "Salvou minha vida"

Após fortes críticas com a camisa do Brasil e do Tottenham-ING, atacante retomou bom desempenho em campo e foi chamado por Dorival Júnior para amistosos

16:19 | Mar. 19, 2024

Por: Gazeta Esportiva
Atacante Richarlison em treino da seleção brasileira no CT do Arsenal, em Londres (foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Richarlison viveu um 2023 abaixo do esperado e esteve fora das últimas convocações da seleção brasileira, com Fernando Diniz. Apesar disso, o atacante começou este ano sendo um dos destaques do Tottenham-ING e, como resultado, apareceu na primeira lista de Dorival Júnior, o novo treinador do Brasil.

O camisa 9 do País na Copa de 2022, que havia dito anteriormente que procuraria ajuda psicológica, fez um forte desabafo em entrevista coletiva, nesta terça-feira, 19, e contou como a terapia foi importante enquanto ele estava em má fase e recebendo diversas criticas.

"Minha fala foi muito importante até para a seleção. Quando cheguei já vi a psicóloga ali. Nunca teve antes, né? Sabemos do preconceito de quando uma pessoa fala que está procurando ajuda. Eu mesmo tinha esse preconceito, mas não tenho mais. Eu como um jogador de voz ativa na seleção falo para procurar mesmo que ajuda. Eu posso falar que salvou a minha vida de uma hora para outra. Eu já estava no fundo do poço mesmo", explicou.

 

"É muito importante a seleção ter um psicólogo para ajudar os atletas. Só nós, jogadores, sabemos da pressão que recebemos. Não só dentro, mas fora de campo mesmo. Eu mesmo sofri mais fora do que dentro", completou.

Richarlison também relembrou uma resposta polêmica, em junho de 2023, na qual alegava ser o dono da camisa 9 e o "homem-gol" da seleção brasileira. Ele alegou que não se arrepende.

"Não me arrependo de nada. Quando fui para as Olimpíadas, pedi a camisa 10, dei conta do recado e ninguém falou nada. Então não me arrependo, aqui na seleção jogo com qualquer camisa. Para mim não interessa o número, o que importa é estar dentro de campo honrando a camisa, e é o que vou buscar fazer sempre", finalizou.

Richarlison será um dos representes do Brasil em dois jogos nesta data Fifa. Um contra a Inglaterra, no sábado, 23, e outro contra a Espanha, na próxima terça-feira, 26.