Dorival Júnior tem saída do São Paulo confirmada e assumirá Seleção Brasileira

A decisão leva o treinador de 61 anos ao ápice da sua trajetória no futebol. Em 2022, ele passou pelo Ceará, onde fez um trabalho que o recolocou no cenário nacional novamente

18:17 | Jan. 07, 2024

Por: João Pedro Oliveira
Técnico Dorival Júnior no jogo São Paulo x Fortaleza, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro Série A 2023 (foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

A seleção brasileira tem um novo técnico. Trata-se de Dorival Júnior, que confirmou sua saída do São Paulo neste domingo, 7, e agora assumirá o maior desafio da sua carreira. Reconhecido por ser um exímio gestor de grupo e por bons trabalhos à frente de diversos clubes brasileiros, o profissional classificou a ida para a Amarelinha como a "realização de um sonho pessoal".

"É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio", disse Dorival em nota oficial do São Paulo.

A decisão leva o treinador de 61 anos ao ápice da sua trajetória no futebol. Em 2022, ele passou pelo Ceará, onde fez um trabalho que o recolocou no cenário nacional novamente. Na oportunidade, Dorival comandou o Vovô em 18 jogos, conquistando 11 vitórias no período. No entanto, sua passagem pelo futebol cearense acabou sendo abreviada devido a um convite do Flamengo.

No clube carioca, o técnico teve ainda mais destaque e conquistou a Copa Libertadores e a Copa do Brasil em 2022 após reorganizar a equipe, que estava em crise naquela temporada. No Rubro-Negro, porém, Dorival teve uma saída conturbada. Ao perceber que a diretoria do clube estava negociando com Vitor Pereira, então técnico do Corinthians, ele decidiu encerrar o ciclo.

"A diretoria entendeu, e eu respeito isso, que esse era o momento de uma mudança", disse Dorival à época em tom de chateação. 

Após se despedir de maneira complicada do Flamengo, o profissional assumiu o São Paulo em abril de 2023. No clube do Morumbi, ele conquistou a tão sonhada Copa do Brasil - único título que faltava ao clube -, e reafirmou a qualidade do seu trabalho. Ao todo, pelo Tricolor, Dorival esteve à beira do campo em 54 oportunidades e somou 25 vitórias. 

O São Paulo, por sua vez, vê o terceiro técnico deixar o clube rumo a uma seleção em menos de 10 anos. Primeiro, em 2015, Juan Carlos Osorio pediu desligamento para assumir o México. Depois, em 2016, foi a vez de Edgardo Bauza deixar a Barra Funda rumo à Argentina. Agora, Dorival assumirá o Brasil. 

Sem técnico, a diretoria são-paulina já iniciou os trabalhos para preencher a vaga deixada. O primeiro nome pautado foi o de Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza. Tido como "plano A" da cúpula, o argentino chegou a ser procurado, mas rechaçou o convite. Com a recusa, o Tricolor agora seguirá buscando um novo nome para assumir o seu comando técnico.