Mundial de Clubes 2023: veja tudo sobre o torneio organizado pela FIFA

O Mundial de Clubes de 2023 será realizada na Arábia Saudita; Fluminense e Manchester City são os favoritos; veja tudo sobre o principal torneio entre clubes

08:00 | Dez. 02, 2023

Por: Caynã Marques
Saiba quando, onde e como acontecerá o Mundial de Clubes de 2023 (foto: Reprodução/ GIUSEPPE CACACE/ AFP)

A Copa do Mundo de Clubes, organizada pela FIFA, terá sua 20ª edição em 2023. O torneio será sediado na Arábia Saudita, com o atual campeão do país, Al-Ittihad, time dos franceses Kanté e Benzema, como país convidado.

Esta edição será a última com o formato tradicional do torneio. A partir de 2025, a FIFA organizou um novo molde para as equipes, expandindo o número de participantes para 32. No entanto, a FIFA está visando a criação de uma competição que possa suprir a falta do Mundial em 2024, de forma que o ano não passe sem um certame de nível internacional entre times.

Clique aqui para seguir o canal de Esportes do O POVO no WhatsApp

Onde vai ser disputado o Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes de 2023 acontecerá na cidade de Jidá, na Arábia Saudita. A escolha pelo país do Oriente Médio ocorreu no Conselho da FIFA, em fevereiro, e a definição da cidade foi anunciada quatro meses depois.

A influência de grandes estrelas que se transferiram para o país, e também o fato de tornar-se sede do torneio em 2023, pode influenciar a concretização da Arábia Saudita como país que irá sediar a Copa do Mundo de 2034.

Quando vai ser o Mundial de Clubes de 2023?

O torneio irá se iniciar no dia 12 de dezembro, terça-feira. A partida inicial terá a equipe da casa, Al-Ittihad, contra o Campeão da Champions League da Oceania, Auckland City. O torneio terá a final no dia 22 de dezembro às 15 horas (horário de Brasília).

Carlo Ancelotti elogia Endrick, do Palmeiras: Estamos encantados; VEJA

Mundial de Clubes 2023: onde assistir?

A transmissão do Mundial de Clubes será realizada pelos canais da Rede Globo e na Cazé TV. A Rede Globo terá direito de transmissão na TV fechada, através do SporTV.

Em rede aberta, a Globo transmitirá todos os jogos do Fluminense na semifinal e a final, mesmo se o clube não disputar. Se o Tricolor perder, a emissora também vai mostrar a disputa pelo terceiro lugar. A Cazé TV transmitirá todos os jogos através do YouTube.

  • Globo (TV Aberta)
  • SporTV (TV Fechada)
  • CazéTV (Youtube)

Mundial de Clubes 2023: clubes participantes

Confira quais clubes estarão no Mundial 2023:

  • Ásia: Urawa Red Diamonds (Japão), campeão da Champions League da AFC.

Segundo maior ganhador do torneio asiático, com três conquistas, o Urawa Red desbancou, na edição passada, o temido Al-Hilal, maior ganhador do torneio. Sua melhor participação no Mundial de Clubes foi em 2007, quando conseguiu ficar com a terceira colocação.

Naquela edição do torneio, o clube japonês tinha em seu elenco o brasileiro Washington, conhecido como "Coração Valente".

  • África: Al Ahly (Egito), campeão da Champions League da CAF.

Campeão do principal torneio do continente africano, o Al Ahly já foi o algoz do Palmeiras no ano de 2020. O principal jogador do time é o centroavante Anthony Modeste, que já teve passagens memoráveis no futebol alemão.

O Al Ahly é o maior campeão do principal torneio do continente africano. Com 11 conquistas, em sua última participação no Mundial de Clubes em 2021, assim como no ano anterior, também enfrentou o Palmeiras, mas desta vez saiu derrotado.

Próximo de adeus ao Grêmio, Suárez recebe título de cidadão de Porto Alegre; SAIBA MAIS

  • América do Norte, Central e Caribe: León (México), campeão da Concachampions.

Torneio que, com a chegada de Lionel Messi, demonstrou ficar ainda mais interessante. A Concachampions traz times da América do Norte e Central. Seu representante nesta edição do mundial é o clube mexicano, León.

O clube ainda vive momento de definições no Campeonato Mexicano. Com o torneio ainda em competição, as finais atravessarão as datas em que o mundial estará em competição, mas caso o León consiga avançar em ambas competições, deverá haver uma realocação de datas.

  • Oceania: Auckland City (Nova Zelândia), campeão da Champions League da OFC.

Com a temporada da Oceania se encerrando de forma precoce, o Auckland City está há cinco meses sem entrar em campo. A equipe da Nova Zelândia é a maior ganhadora da Champions League da Oceania.

A primeira partida do torneio terá os campeões da Oceania versus o time convidado pelo país sede, o Al-Ittihad.

  • América do Sul: Fluminense (Brasil), campeão da Libertadores.

Após conquistar seu primeiro título continental, contra o Boca Juniors no Maracanã, o clube carioca vive seu melhor momento da história. Porém, suas grandes peças estão sendo cobiçadas em diversos mercados do mundo. Nino e André estão sendo visados no mercado inglês, além do iminente interesse no seu artilheiro, German Cano.

O Fluminense não tem muitas pretensões até o fim do Campeonato Brasileiro. Com apenas duas partidas restantes, o último confronto da equipe na Série A antes do Mundial é contra o Grêmio, no dia 6 de dezembro. Sua estreia no Mundial está marcada para o dia 18 de dezembro.

  • Europa: Manchester City (Inglaterra), campeão da Champions League da UEFA.

Assim como o Fluminense, o Manchester City também conquistou sua primeira conquista intercontinental. Comandado por Pep Guardiola, o time inglês está a oito jogos invictos e é o atual líder do Campeonato Inglês, além de já estar classificado para o mata-mata da Champions League.

Seu principal destaque é Erling Haaland, que esteve na segunda colocação na votação da Bola de Ouro, vencida por Messi. O centroavante lidera a artilharia do mundo em 2023, com 49 gols.

Enquanto o Fluminense tem somente duas partidas até a estreia no Mundial, o City ainda tem cinco jogos. Sua estreia será no dia 19 de dezembro, e três dias antes o clube ainda terá que enfrentar o Crystal Palace, no Campeonato Inglês.

  • País-sede: Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita.

Clube convidado, pois é o atual campeão do Campeonato Saudita, Al-Ittihad vem com peças interessantes para a disputa do torneio. Sua maior contratação visando o Mundial é a chegada do técnico argentino, Marcelo Gallardo.

No elenco saudita, há peças bastante conhecidas. O principal destaque é o ex-melhor jogador do mundo, Karim Benzema. Além do craque francês, os brasileiros Fabinho, ex-Liverpool, e Romarinho, ex-Corinthians, também são importantes peças do elenco.

Mundial de Clubes 2023: todos os confrontos

Veja todos os confrontos do torneio e suas datas:

  • Primeira rodada: Al-Ittihad x Auckland City - 12/12
  • Segunda rodada (jogo 2): Al Ahly x Vencedor do jogo 1 - 15/12
  • Segunda rodada (jogo 3): León x Urawa Reds - 15/12
  • Semifinal 1: Fluminense x Vencedor do Jogo 2 - 18/12
  • Semifinal 2: Manchester City x Vencedor do Jogo 3 - 19/12
  • Disputa pelo terceiro lugar: Perdedor Semifinal 1 x Perdedor Semifinal 2 - 22/12
  • Final: Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2 - 22/12

Operação 404 derruba 100 sites de acesso ilegal ao Campeonato Inglês; CONFIRA