Taça das Favelas: Jangurussu é bicampeão feminino e Quadras conquista o título no masculino
As finais ocorreram neste sábado, 18, na Areninha do Jardim União, no bairro Passaré
22:22 | Nov. 18, 2023
Após quase sete meses de competição envolvendo mais de oito mil crianças e jovens de todo o estado do Ceará, a edição de 2023 da Taça das Favelas, considerada como o maior torneio de futebol de campo entre favelas em escala global, conheceu seus campeões neste sábado, 18 de novembro, em partidas disputadas na Areninha Jardim União, no bairro Passaré, em Fortaleza.
Na categoria feminina, a equipe do Jangurussu sagrou-se vencedora ao derrotar a equipe Timbaúba, de Juazeiro do Norte, por 4 a 0. Dessa forma, as meninas do Jangurussu conquistaram o bicampeonato do torneio. No masculino, a equipe Quadras foi coroada campeã ao vencer a equipe do Castelão por 1 a 0.
A Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e pela Frente de Assistência à Criança Carente (FACC), tem como propósito fomentar a inclusão social de centenas de jovens por meio do esporte, exercendo impacto positivo em suas realidades. Atletas residentes em favelas de diversas regiões do Ceará, incluindo cidades próximas a Fortaleza, Crateús, Sobral e Juazeiro do Norte, participaram do torneio.
Na categoria masculina, as equipes foram compostas por jovens nascidos a partir de 2005, enquanto na categoria feminina, as equipes eram formadas por jovens com idade igual ou superior a 14 anos. As três primeiras equipes colocadas nas duas categorias serão premiadas. Ao longo das edições realizadas em várias cidades do país, mais de 100 mil jovens já participaram da competição, desde as peneiras internas nas comunidades até a grande final.
A Taça das Favelas teve sua primeira edição em 2012 e, além de premiar os vencedores, serve como plataforma para revelar talentos das comunidades. Ao longo dos anos, a competição ganhou destaque internacional, sendo reconhecida por ícones do futebol nacional como Zico, Júnior, Bebeto e Romário.