Criciúma conquista acesso à Série A; veja como está a reta final da Série B

Após classificação e título do Vitória, equipes que disputam por vagas finais de acesso entraram em campo na tarde deste sábado, 18, pela 37ª rodada da Série B

20:02 | Nov. 18, 2023

Por: Iara Costa
Mais de 18 mil torcedores do Criciúma lotaram o Majestoso no jogo do acesso à Série A. (foto: Alex Ignácio / Criciúma E.C.)

A disputa pelo acesso à Série A do Brasileirão de 2024 teve um dos episódios mais intensos da reta final dessa Série B neste sábado, 18. Todos os times que ainda possuem chances matemáticas de terminar o campeonato no G-4 entraram em campo às 17 horas e, dentre as partidas que ocorreram, o Criciúma levou a melhor ao conquistar a ascensão à primeira divisão.

O Tigre catarinense venceu o Botafogo-SP por 3 a 0 diante de um estádio Heriberto Hulse lotado, com mais de 18 mil torcedores. Com os gols marcados por Éder, Fellipe Mateus e Felipe Vizeu — este ex-Ceará —, o grupo comandado por Cláudio Tencati se junta ao Vitória na lista de equipes confirmadas na elite do futebol brasileiro em 2024. 

Quem também está perto da classificação é o Juventude, com 62 pontos, mas ao empatar sem gols com a Ponte Preta, a equipe gaúcha perdeu a chance de se confirmar na primeira divisão com uma rodada de antecedência. Na 38ª rodada, o Alviverde joga diante do Ceará no estádio Presidente Vargas. Todos os jogos finais da Série B irão ocorrer às 17 horas do próximo sábado, 25. 

A data e horário também será decisiva para o Vila Nova. Após vencer o Vovô por 3 a 1, o grupo goiano precisa de uma vitória diante do ABC-RN, já rebaixado, fora de casa para se confirmar da Série A de 2024. 

Os outros times na tabela dependem de outros resultados para alcançar a elite do futebol brasileiro. O Atlético-GO, que perdeu para o Mirassol por 4 a 1 fora de casa, contabiliza hoje 61 pontos e precisará superar o Guarani-SP no estádio Antonio Accioly e torcer contra Juventude e Vila Nova.

Quem também depende de outras variáveis é o Sport, superado pelo campeão Vitória em 1 a 0 no Barradão, com gol de Osvaldo. Acompanham o time pernambucano com 60 pontos o Novorizontino, que enfrenta o Criciúma, e o Mirassol, que joga contra o Tombense. 

A briga na última rodada também ocorre na parte mais baixa da tabela. Apesar dos rebaixamentos já decretados de Londrina e ABC, Sampaio Corrêa e Chapecoense enfrentam Sport e Vitória, respectivamente, em busca de fugir da zona da degola. Eles dependem, no entanto, que Tombense e Ponte Preta não vençam Mirassol e CRB, respectivamente, para conseguir sair do Z-4.