Rally de Kitesurf com 500 km e passagem pelo Ceará ganha documentário na Globoplay

A ideia do projeto ESG (Equipe Soul Global) é promover o turismo sustentável e a responsabilidade socioambiental nos esportes do Brasil

A jornada do primeiro Rally de Kitesurf do mundo a ter uma rota de 500 quilômetros pelo litoral nordestino, incluindo o Ceará, foi a aventura documentada pelo filme ESG Rally, produção que está disponível pelos próximos três anos nas plataformas Canais Globo e Globoplay, além do Canal OFF. O evento de lançamento, exclusivo para convidados, foi realizado pela Aguama Gestão e Marketing Ambiental, no Cine Belas Artes, no dia 26 de outubro.

A ideia do projeto ESG (Equipe Soul Global) é promover o turismo sustentável e a responsabilidade socioambiental nos esportes do Brasil, principalmente no litoral nordestino. Segundo Caio Queiroz, fundador da Aguama, o ESG é um processo de transformação diário, que leva como base a ética, a inclusão e a ecologia para assegurar uma alta qualidade de vida para todos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Esse é mais um de nossos programas, criado com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável e sensibilizar as pessoas por meio da comunicação. Representamos um avanço constante dos nossos esforços anteriores", finaliza Caio.

Deixar um legado positivo é uma das missões da produção. Investir em energias renováveis e kits para tratamento de água foram algumas ações que demonstraram tal intenção, durante o trajeto, que teve apoio de empresas como Heineken, BMW, Thule, Rio Alto Energias Renováveis, Robot, Atlantis, BiO2 Organic, Agua Camelo, Rancho do Peixe, Pousada Vagú, Esteio, Alliance e Hunter. Diversas ações sustentáveis foram realizadas pelo percurso: coletas seletivas, neutralização de carbono e conscientização ambiental. A equipe presente na aventura também realizou doações para as comunidades locais, incluindo equipamentos de kite, ações de limpeza de praia, materiais escolares e coletores seletivos. 

A expedição, que partiu do Rio Grande do Norte, foi liderada pelo brasileiro tricampeão mundial de kitesurfe, Guilly Brandão, além de uma equipe de suporte composta por Caio Queiroz, que além de fundador da Aguama, também é especialista em inteligência e estratégia ambiental; Márcia Palácio, kitesurfista encarregada pela parte social e Gustavo Granado, um publicitário empreendedor que ficou responsável pela operação e logística.

O roteiro começa em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, com destino à praia do Preá (meca de kitesurfistas) no Ceará. Há um enfoque na proteção do meio ambiente e conservação da vida marinha ao longo do percurso. O projeto durou um ano para ser formulado e a expedição durou cerca de uma semana. No Ceará, os participantes conheceram o litoral oeste, indo até a praia do Preá.

O projeto contou também com o apoio de embaixadores ambientais comprometidos com a causa: Tonico Correa, Mariana Britto, Michelle Preuss, Rafael Galleazzi, Pedro Araujo, Thiago Fantozzi, Alexandre Preuss e Rocio Reigert.

Projetos futuros:

Os próximos planos incluem a captação de recursos para exibição do documentário e a realização do Primeiro Festival de Cinema de Sustentabilidade no Preá/CE. Além disso, está prevista uma nova expedição no ano que vem, focada em retratar os impactos positivos da primeira edição e as necessidades das comunidades costeiras.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Kite surf Esportes documentário litoral litoral oeste ESG Projeto ESG kite surf

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar