Amistoso entre Brasil e Espanha contra o racismo será no estádio do Real Madrid em março
Depois dos recente casos de racismo sofridos por Vini Jr., as seleções anunciaram amistoso com o lema "Uma só pele", que será disputado no estádio Santiago BernabéuApós os últimos episódios de racismo contra Vinícius Júnior, Espanha e Brasil anunciaram amistoso em combate ao racismo. Nesta terça-feira, 13, as seleções informaram que o jogo será disputado em março de 2024, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.
"Quero anunciar que a partida contra o racismo entre Espanha e Brasil será no Santiago Bernabéu", afirmou o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, em entrevista coletiva ao lado do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"É um cenário ideal para um jogo entre duas das melhores seleções do mundo", acrescentou Rubiales. "Qualquer tipo de discriminação e racismo não tem espaço no futebol", disse Ednaldo Rodrigues.
Rubiales explicou que o amistoso será disputado em março se a Espanha garantir a classificação antecipada para a Eurocopa 2024. Caso contrário, o data pode ser remarcada para o período das partidas de repescagem.
A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi na final da Copa das Confederações de 2013, quando o Brasil venceu por 3 a 0 e levantou a taça no Maracanã. Ao todo, são 10 partidas entre as duas equipes, com cinco vitórias para os Canarinhos e duas para os espanhóis.
Antes disso, o Brasil tem pela frente dois amistosos. Primeiro enfrenta a Guiné, no próximo sábado, 10, em Barcelona, às 16h30min (de Brasília). Depois, encara Senegal dia 20, em Lisboa, às 16 horas.
Vinícius Júnior é mais uma vez vítima de racismo
O brasileiro Vinícius Júnior foi vítima de insultos racistas no dia 21 de maio, na derrota de 1 a 0 do Real Madrid para o Valencia, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol. Aos 25 minutos da etapa final, torcedores presentes no Mestella entoaram cantos racistas direcionados ao atacante. O jogador identificou um dos torcedores que o ofendeu e precisou ser segurado pelos companheiros.
Já nos acréscimos, Vini Jr. foi expulso. O atacante se envolvimento em uma confusão com jogadores do time rival. Ele recebeu o cartão vermelho por atingir Hugo Duro, com o braço. A reação se deu após o brasileiro ser segurado pelo pescoço pelo mesmo jogador durante a discussão.
Com Gazeta Esportiva e AFP