Empresário ataca Vinícius Júnior com termo racista: "Deixar de se fazer de macaco"
Presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo, usou a expressão para se referir às comemorações de gols do jogador do Real Madrid no Campeonato Espanhol
08:27 | Set. 16, 2022
O brasileiro Vinícius Júnior foi alvo de termo racista nesta quinta-feira, 15, em um programa televisivo. O presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, Pedro Bravo, durante o programa "El Chiringuito", disse que o atacante deveria "parar de se fazer de macaco". O agente se referia às comemorações de gols do jogador do Real Madrid no Campeonato Espanhol.
"Deve-se respeitar o adversário. Quando você faz um gol, se quiser sambar que vá a um sambódromo no Brasil. Aqui (na Espanha) o que se tem de fazer é respeitar seus companheiros de profissão e deixar de se fazer de macaco", disse o empresário.
Após a repercussão do ocorrido, Pedro Bravo pediu desculpas e tentou explicar o uso da expressão "Hacer el mono" ("se fazer de macaco", em português). "Quero esclarecer que a expressão "se fazer de macaco" que usei mal para descrever a dança de comemoração do gol de Vinicius foi feita metaforicamente (“fazer coisas estúpidas”). Como minha intenção não era ofender ninguém, peço sinceras desculpas. Sinto muito", escreveu em suas redes sociais.
Clássico diante do Atlético de Madrid
Antes do ocorrido, Koke, capitão do Atlético de Madrid, já havia comentado sobre as comemorações de gols de Vinícius Júnior. "Cada um tem seu jeito de ser e comemora os gols como quiser, mas se Vinícius marcar gol e comemorar dançando? Vai ter confusão, certamente", afirmou.
Atlético de Madrid e Real Madrid se enfrentam neste domingo, 18, pela sexta rodada do Campeonato Espanhol.